31/03/2011

31 DE MARÇO: DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

No dia 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição. É um momento oportuno para pensarmos na nossa própria saúde e hábitos alimentares. Afinal, é preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-se é consumir nutrientes e prover energia ao corpo, além de ser uma atividade social que reúne família e amigos, proporcionando momentos agradáveis.
 Alimentar-se de forma saudável é, no entanto, mais do que uma questão de saúde, é a busca de um melhor desempenho em todas as nossas atividades. Adotando uma alimentação saudável, melhoramos o nosso dia-a-dia
Especialistas comprovam que os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Nesta quinta-feira (31), é comemorado o Dia da Nutrição, a data faz parte do calendário do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Com o objetivo de contribuir para a saúde da população brasileira, o Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar (estarei postando esse guia), propõe as diretrizes para uma alimentação saudável. As diretrizes buscam resgatar hábitos e práticas alimentares regionais, incentivar a adoção de um padrão alimentar mais variado, com base em alimentos naturais ou menos processado e de elevado valor nutritivo, como frutas, legumes e verduras, grão integrais, leguminosas e sementes.
Lembrete:  refeições são saudáveis quando preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal.
“A alimentação saudável tem início com a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até pelo menos os dois anos e se prolonga pela vida com a adoção de bons hábitos alimentares”,
Dica:
Procure um nutricionista, este profissional que está nos bastidores da alimentação, contribue não só para o preparo de uma comida gostosa, mas, sobretudo, para uma alimentação saudável e conseqüente melhoria na qualidade de vida. Tudo isso faz dele um profissional de importância cada vez maior em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação seja fundamental para promover, manter e recuperar a saúde, sem que se perca o prazer que uma refeição deve proporcionar.

O nutricionista lida, também, com questões sociais, econômicas e culturais. Há no mundo, atualmente, distúrbios alimentares que vão da desnutrição à obesidade. Esse profissional deve estar preparado, portanto, para criar situações favoráveis à prevenção e ao tratamento dessas patologias, visando sempre à saúde de todos.

Profissionais e pacientes devem se alinhar ainda mais para que a saúde fique em primeiro lugar e para que as “dietas malucas”, bem como outros modismos, façam menos vítimas. Nunca duvide da importância do nutricionista, invista em uma consulta e mude a sua vida!

Confira campanha do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas):
http://cfn.org.br/novosite/arquivos/flyer_10x15_FOD.pdf

Aproveite, então, para fazer um balanço do que você anda comendo e considere metas e cuidados a serem seguidos.


http://www.crn9.org.br/noticia.php?id=129

30/03/2011

Temperos substituem o sal e deixam sua comida muito mais saudável

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.

Porém, manter o
sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. "Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados". Por isso, confira abaixo alguns temperos que te ajudam a se manter longe do sal.  




Alho e Cebola: Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem a nossa saúde. "O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose", diz a especialista. A duplinha também ajuda na prevenção de
alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.



Sálvia: Esta erva é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação antiinflamatória e por ser estimulante da digestão. "A sálvia é indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves". A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.



Manjericão: A erva já é amiga da cozinha há muito tempo. Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas, saladas ou no clássico molho pesto. "O manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal."


Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha. "O alecrim faz bem porque combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata."


Salsa: A salsinha também já é famosa conhecida de quem cozinha. Seja ela desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois, como ensina a nutricionista, a salsa combate doenças do coração e dos rins.

Pimentas: Não é só na Bahia que este condimento é popular. Há quem ame e quem não viva sem. Mas, o importante é saber que a pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. "Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento."




Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.


Estragão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Experimentar estragão vai garantir um sabor novo, levemente adocicado, à comida, além de aliviar a cólica menstrual e auxiliar na digestão.


Hortelã e menta: Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, essas plantinhas são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses. Com o tempo seco, o temperinho cai muito bem.


Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. "Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases".


Orégano: Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.
  

Tomilho: Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações. Além de muito saborosa, a plantinha é também muito bonita com suas folhas verdes em formato de coração e pequenas florzinhas. Por isso, além de usá-la como tempero, vale também investir na decoração do prato.

 
Açafrão: Está faltando uma corzinha no seu prato? Invista no açafrão. Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e antiinflamatória que melhoram a digestão.
 Gengibre: Bom e velho conhecido dos japoneses, o gengibre com seu sabor picante e adocicado, pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas. "O gengibre tem propriedades que combatem a dor de cabeça, o enjôo e as náuseas. Por ser também um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura do corpo, obrigando o organismo a gastar mais energia.





29/03/2011

ALIMENTOS INTEGRAIS


Os ALIMENTOS INTEGRAIS possuem a película que envolve o grão, que é rica em fibras, vitaminas e minerais.
Estudos apontam que à inclusão dos alimentos integrais na dieta diminuem os riscos de obesidade e diabetes, assim como dislipidemias e doenças cardíacas. Além de possuir maior concentração de nutrientes, eles colaboram nos programas de emagrecimento pois dão maior sensação de saciedade.
Fibras para emagrecer
Enganam-se aqueles que pensam que os alimentos integrais têm menos calorias do que os refinados. Eles têm a mesma quantidade e, em alguns casos, até um pouco mais. Sendo assim, por que esses produtos são usados em cardápios para emagrecer? As responsáveis são as fibras.

Alimentos ricos em fibras não são tão facilmente digeridos pelo organismo, ou seja, faz com que o corpo trabalhe mais e por mais tempo para absorver os nutrientes. Por conta disso, é comum que a fome demore a aparecer quando o café da manhã feito com um pão integral ou que você se sinta satisfeito com uma quantidade menor de alimento. “Embora estes alimentos não sejam, a princípio, a melhor opção para quem quer emagrecer, a saciedade conferida pelo consumo torna-se benéfica nas dietas de controle do peso".

Além disso, as fibras solúveis (que podem ser ingeridas) ajudam a reduzir o colesterol, a glicose sangüínea e estimulam o trânsito intestinal. “Isso contribui para diminuição do risco de câncer de cólon e para evitar a constipação”.

Quanto ao valor calórico dos alimentos integrais, não há grandes diferenças em relação aos refinados. Enquanto 50 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal, além de conteúdo de fibras maior. O mesmo é visto no pão de forma: ambos os tipos apresentam de 50 a 80 calorias a fatia, dependendo da marca ou receita.

Uma alimentação saudável precisa conter todos os grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Ao escolher os carboidratos, prefira as versões integrais, que são nutritivas e promovem ótimos benefícios à saúde.

Vantagens de cada alimento
Arroz integral: preserva o gérmen, onde se concentram as fibras, vitaminas do complexo B e minerais;
Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e uma série de vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos;
Leite integral: apresenta vitaminas lipossolúveis como A e D. Porém, deve ser evitado em dietas de perda de peso e por portadores de colesterol elevado;
Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas e proteína, além das fibras;
Aveia: apresenta grande quantidade de proteína e fibras solúveis. Para corredores, é um alimento útil para regularizar os horários das evacuações, o que evita desconforto abdominal durante os treinos;
Gérmen de trigo: contém vitamina E, que é um poderoso antioxidante, além de vitaminas do complexo B. Os corredores precisam ter atenção ao consumo deste tipo de vitamina já que produz maior quantidade de radicais livres;

Cuidado com os excessos
As mesmas fibras que ajudam a controlar a fome e regulam o intestino podem ser inimigas do corredor antes de um treino ou prova. Ingerir de alimentos integrais em excesso nos momentos que antecedem a atividade pode gerar desconforto abdominal ou até gases durante a
corrida.
“Outra desvantagem é que esses produtos fornecem uma quantidade elevada de fitato, nutriente que pode diminuir a absorção de cálcio”. Para não exagerar, o ideal é não substituir todos os alimentos refinados da dieta sem procurar um profissional.

Receitas para incluir alimentos integrais na dieta:

:: Mix de cereais e frutas secas
Sugestão de consumo: no café da manhã, acompanhando frutas, iogurtes ou leite.
1 Xícara de chá de gérmen de trigo
2 xícaras de chá de aveia em flocos
1 xícaras de chá de uva passa
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chá de damasco picado
2 colheres de sopa de gergelim torrado
1 xícara de chá de castanha do Pará triturada
Opcional: ½ xícara de chá de açúcar mascavo.
Misturar todos os ingredientes e guardar em pote seco.

:: Vitamina de frutas e fibras
Sugestão de consumo: para o lanche da tarde ou da manhã, acompanhando um sanduíche natural
300 ml de leite
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de gérmen de trigo
1 colher de sobremesa de linhaça
3 ameixas secas
1 fruta (1 maçã ou 1 fatia de mamão ou 1 banana)
No liquidificador, colocar a linhaça e bater bem. Adicionar os demais ingredientes e servir gelada.

:: Macarrão Especial
Sugestão de consumo: como substituto do jantar, acompanhado de suco natural e de salada de fruta para a sobremesa.
2 xícaras de chá de macarrão tipo parafuso integral cru
1 xícara de chá de brócolis picado
2 cenouras raladas
1 xícara de chá de molho de tomate
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de proteína de soja texturizada cozida
Cozinhe o macarrão. Em uma panela, doure o alho no azeite. Adicione os demais vegetais e a soja. Coloque o macarrão e o molho e misture bem.

:: Sanduíche Antioxidante
Sugestão de consumo: para lanche, acompanhado de sucos naturais ou água de coco
2 Fatias de pão de forma integral
1 folha de alface
1 colher de chá de azeite
2 rodelas de tomate
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de ricota assada
1 filé pequeno de sardinha.

Recheie as fatias de pão com os demais ingredientes.  

28/03/2011

Vídeo: Use Sempre Cinto de Segurança

O aviso é antigo, mas a prática tem evitado que tragédias sejam piores ainda.
Veja este belo comercial da campanha Embrace Life (Abrace a Vida) sobre o uso de cinto de segurança, sem usar imagens de acidentes e/ou sangue.

Seja qual for o modelo do seu cinto, não pode ser usado torcido, embaixo do ombro, desgastado pelo sol, as fibras das cintas se desprendendo, amarrado, costurado, sistema de engate-desengate e estiramento defeituoso, modificado ou não instalado por profissionais com conhecimento específico, banco reclinado, postura torácica inadequada, isto anula o sistema de segurança. Nestes casos se acontecer acidentes, não foi o cinto o causador das lesões e mortes, já que assim ele não era mais dispositivo de segurança.


Gente! vale apena ver esse vídeo...

27/03/2011

Saúde Emocional x Alimentação

Esses dias ouvi a seguinte frase: Emoção não resolvida, vira comida!
 fiquei pensando e analisando o assunto e percebi que é isso mesmo que acontece.


Comer nunca se limitou nem se há-de limitar simplesmente à satisfação da
sensação física de fome. Nós comemos não apenas para “calar” o estômago,
mas também para satisfazer o apetite e lidar com as nossas emoções.

Confira TODA matéria na página SAÚDE.


Cuide do seu emocional!

26/03/2011

Ansiedade no Trabalho.

Tenho ouvido muito falar em ansiedade, principalmente no ambiente de trabalho. Hoje em dia muitas pessoas sofrem desse mal; a ansiedade se bem tratada passa e voltamos a ter uma vida tranquila, caso contrario ela traz consigo diversos problemas à nossa saúde.
A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável que precede momentos de perigo real ou imaginário. Ela pode aparecer em qualquer momento da vida, seja no convívio familiar, em um encontro com amigos e, principalmente, no ambiente profissional. Em excesso, esse sentimento pode trazer malefícios - como estresse - e até atrapalhar a capacidade intelectual e produtiva do indivíduo. Essa pode se manifestar de diversas formas nosso organismo. Precisamos estar atentos aos sintomas, saber administrar a situação, ter hábitos saudáveis, realizar atividades que nos trazem prazer e nos alimentar de forma adequada.
A matéria completa você confere na página SAÚDE.

 

Hoje é o Dia Mundial do Chocolate!

                                                     CHOCOLATE!!!

26 de março, dia Mundial do Chocolate! vamos aproveitar para falar um pouquinho sobre esse doce assunto.

Produto obtido a partir do cacau, fruto do cacaueiro, originário da América do Sul e produzido em larga escala no Brasil. Embora a origem do cacau seja obscura sabe-se que já era consumido pelos astecas e maias antes dos espanhóis o levarem para a Espanha e todo o resto da Europa.
O chocolate foi inicialmente utilizado como bebida, um tanto amarga, feita da mistura do cacau torrado com água. Em meados do século XVIII, os franceses desenvolveram o chocolate com uma consistência sólida, porém mais pastosa do que a atual. Em 1910, no entanto, que finalmente a barra de chocolate começou a ser vendida.

Componentes
1 barra de chocolate (30g) contém em média 150 calorias e entre 2-3 g de proteína. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B. O chocolate ao leite ou meio amargo contém entre 40 e 53% de manteiga de cacau.

Diferentes Tipos De Chocolate
Chocolate ao leite - A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado
Chocolate amargo - possui grande concentração de massa de cacau e pouco açúcar.
Chocolate branco - Contem manteiga de cacau ao invés de massa de cacau
Chocolate em pó - Usado em receitas, trata-se de amêndoa de cacau ralada destituída da manteiga de cacau. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce.
Achocolatado - usado para misturar com leite, é composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar
Chocolate para cobertura - concentrado em manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e que facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. São comercializados em três tipos: meio amargo branco e comum (leite)
Valores nutricionais em 100g de chocolate

Energia (Kcal)Prot(g)CHO(g)Lip(g)
Chocolate ao leite 5408,058,6730,67
Chocolate Amaro (amargo)5374,363,029,75
Chocolate meio amargo5503,562,431,9
Chocolate branco (Laka)5509,6755,032,33
Chocolate branco (Galak)56210,650,835,1

Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional.




Chocolate e efeito estimulante
O chocolate possui 2 substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína, em uma proporção de 10 para 1 respectivamente. A teobromina, diferente da cafeína que é conhecida como estimulante do sistema nervoso central, estimula principalmente o sistema muscular.
O chocolate contém pouca cafeína. Há menos de 10 miligramas de cafeína em uma barra de chocolate ao leite (uma xícara de café, por exemplo, contém entre 65 e 150 miligramas de cafeína).

Chocolates e humor
Algumas pessoas (na maioria mulheres) têm uma tendência a comer muito chocolate depois de abalos emocionais. Isto pode ser explicado devido ao fato do chocolate estimular a produção da feniletilamina no corpo. Esta substância causa uma sensação de extremo bem-estar ao ser ingerida, pois é precursora da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como "substância química do bem estar". Outros estudos atribuem os desejos por chocolate a mudanças hormonais como as que ocorrem na puberdade ou no período pré menstrual.
Um estudo recente analisou o porquê do desejo por chocolate e concluiu que as pessoas não se viciam em chocolate. Na verdade, o estudo mostrou que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo.

Chocolate e gorduras
É importante prestar atenção nas embalagens dos chocolates, pois os chocolates na versão "diet" costumam apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais tornando-se portanto mais calóricos.

Chocolate e acne
De acordo com a literatura, são os hormônios, e não os alimentos, que causam a acne. São esses hormônios causadores de uma superprodução de óleo na pele, resultando na obstrução dos poros. Os pesquisadores concordam que a dieta alimentar, incluindo chocolates, não causa acne.

Chocolate x poder antioxidante
Os efeitos antioxidantes do chocolate devem-se à presença de polifenóis em sua composição. A qualidade dos antioxidantes polifenóis do chocolate amargo é maior que a do cacau e do chocolate ao leite. Assim, o chocolate amargo possui uma maior capacidade de prevenir a oxidação das lipoproteínas (principalmente da LDL e da VLDL).

Chocolate e dor de cabeça
Pesquisas recentes mostram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. Os especialistas concordam que a maior parte das vezes é o estresse, os padrões de sono, a fome e as mudanças hormonais que causam a dor de cabeça. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido a presença de feniletilamina.

Chocolate e ingestão de calorias
Mundialmente, apenas 1-3% das calorias diárias advém de uma combinação de chocolate e doces.

Chocolate e colesterol
Uma porção de chocolate ao leite contém menos de cinco miligramas de colesterol originado do leite. De acordo com o Programa Nacional de Educação sobre Colesterol (NCPE), devemos manter a ingestão diária de colesterol abaixo de 300 miligramas. (15)

Chocolate e crianças
O consumo de chocolates por crianças é permitido, mas não deve ser estimulado, pois elas tendem a consumí-los de uma só vez ou a todo instante, substituindo refeições. Vale ressaltar a importância da realização de refeições contendo todos os grupos de alimentos, para garantir o crescimento e o desenvolvimento normal da criança. Uma boa dica é não oferecer o chocolate antes ou durante as refeições. A hora certa é como sobremesa, ou até complementando o lanche da manhã ou tarde.

Inconvenientes do chocolate:
  • Rico em calorias e gorduras
  • Como qualquer doce, pode causar cáries
  • Tira o apetite para comidas mais saudáveis
  • Pode desencadear a enxaqueca em pessoas propensas a ela
  • Alcaçuz pode elevar a pressão arterial em algumas pessoas
  • Algumas pessoas desenvolvem um tipo de alergia ao chocolate, com coceiras pelo corpo, outras podem apresentar mal funcionamento dos intestinos.

Hoje vamos falar sobre Diabetes!

Podendo afetar, quando descuidado, os tecidos mais importantes do organismo, o diabetes deve ser controlado da melhor maneira possível. Seguem algumas dicas (tiradas do livro: O que o Diabético Deve Saber, escrito pelo Dr. Francisco Arduino) para ajudar o portador de diabetes a manter uma vida mais saudável:


RECOMENDAÇÕES AOS PACIENTES
1 – Os pontos cardeais do controle do diabetes são: Dieta, Insulina, Exercício e Instrução.
2 – Tem chance de viver mais o diabético que melhor conhece sua doença.
3 – Não acredite nos charlatões que anunciam a cura radical do diabetes ou métodos secretos de tratamento.
4 – Não se deixe levar por conselhos de parentes ou amigos: siga o que seu médico determinar.
5 – O melhor meio de evitar as complicações do diabetes e de prolongar a vida é manter a doença sob controle adequado.
6 – A sede excessiva e a emissão de grande quantidade de urina significam que o diabetes está descontrolado.
7 – A obesidade é doença: agrava o diabetes e abrevia a vida.
8 – Só com dieta controlada é possível manter o diabetes compensado.
9 – O uso da insulina não dispensa a dieta.
10 – A dieta do diabético é mais saudável que a do resto da população, cujos excessos são prejudiciais.
11 – Quanto mais souber o diabético sobre os alimentos, mais variada poderá ser sua dieta.
12 – Aprenda a fazer corretamente as substituições dos alimentos.
13 – Fazer dieta não significa passar fome: a dieta do diabético é completa sob todos os pontos de vista.
14 – Não deixe, sob pretexto algum, de tomar insulina quando essa for prescrita.
15 – A insulina é um hormônio natural que não traz prejuízo a órgão algum quando bem dosada.
16 – Existem vários tipos e potências de insulina: só use a que foi prescrita e em dose correta.
17 – Não aplique a insulina repetidamente no mesmo ponto, a fim de evitar deformações.
18 – Não guarde na geladeira o frasco de insulina em uso. O refrigerador só deve ser usado para conservar os estoques de insulina.
19 – Procure instruir-se sobre o manejo dos diversos tipos de seringa para insulina a fim de evitar erros grosseiros de dosagem.
20 – O excesso de insulina ou a falta de alimentos podem levar ao choque hipoglicêmico (reação insulínica).
21 – Os principais sintomas de choque insulínico são: Fome excessiva, Sensação de estômago vazio, Nervosismo, Tremores nas mãos, Dormência nos lábios, Suores, Dor de Cabeça, Náuseas.
22 – Aos primeiros indícios de hipoglicemia use um alimento que contenha açúcar, de preferência líquido.
23 – As doenças infecciosas geralmente aumentam as necessidades de insulina.
24 – Quando tiver febre, não deixe de tomar a dose habitual de insulina se sua urina contiver açúcar, mesmo que não esteja se alimentando convenientemente.
25 – Aprenda a injetar insulina em si próprio para não ficar na dependência de outras pessoas.
26 – Os parentes do diabético devem também aprender a manejar a insulina.
27 – Se, durante o uso da insulina, ocorrer reação hipoglicêmica ou a urina apresentar grande quantidade de açúcar, consulte seu médico.
28 – Os choques insulínicos muito freqüentes exigem reajuste do regime insulino-dietético.
29 – As crianças são particularmente sensíveis a insulina e fazem choques hipoglicêmicos com mais facilidade que o adulto.
30 – Se dirige automóvel, o diabético em uso de insulina não deve permanecer mais de duas horas sem se alimentar.
31 – O exercício é ao mesmo tempo um remédio útil, agradável e econômico.
32 – O exercício ajuda a queimar o açúcar do sangue, economizando insulina.
33 – Antes de iniciar um exercício violento ou prolongado, o diabético em uso de insulina deve fazer pequena refeição que contenha carboidratos.
34 – o coma diabético é uma grave complicação da doença: deve ser evitado a todo custo.
35 – O coma diabético só ocorre, hoje, em conseqüência de dois fatores: ignorância e negligência.
36 – Os diabéticos idosos estão sujeitos a gangrena das extremidades em virtude da arteriosclerose.
37 – Evite ferimentos e as infecções dos pés, que podem levar a gangrena.
38 – Os calos diabéticos devem ser tratados convenientemente.
39 – As frieiras devem ser combatidas, porque freqüentemente dão origem a infecções.
40 – As unhas dos pés devem ser cortadas retas e não muito rente.
41 – Evite a aplicação de calor demasiado nos pés.
42 – Dispense aos pés, portanto, os mesmos cuidados que merecem nas mãos.
43 – Depois de 40 anos os diabéticos devem evitar o uso de ligas circulares.
44 – O excesso de fumo é prejudicial aos diabéticos com lesões das artérias.
45 – Não use sapatos apertados nem folgados demais.
46 – Cuide dos dentes indo periodicamente ao dentista. Previna-o de que é diabético.
47 – Quando possível, o diabético deve evitar o casamento com outro diabético ou com membros de família de diabéticos.
48 – Não é admissível que o diabético não saiba pesquisar açúcar na urina.
49 – O diabético só deve retificar os óculos quando o seu diabetes estiver controlado.
50 – Diabéticos! A manutenção de vosso diabetes sob controle permanente é, a luz dos conhecimentos atuais, a única arma com que podeis contar contra o sofrimento, a invalidez e a morte prematura.


24/03/2011

Você sabe o que está comendo???


Educação para o Consumo Saudável
Manual de orientação aos consumidores

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa




Nesse manual, vamos conhecer algumas legislações que se referem à rotulagem de alimentos. O objetivo é estimular você e sua família a lerem e entenderem as informações veiculadas nos rótulos dos alimentos. Isso tudo para contribuir com a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Os rótulos são elementos essenciais de informação na relação entre produtos e consumidores.

Daí, a importância das informações se rem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos. Ela estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.


No link abaixo você consegue fazer o download desse manual. 

fonte: www.anvisa.gov.br

 

23/03/2011

HORA DO PLANETA‏

Hora do Planeta 2011: Apague a luz para ver um mundo melhor!

A Hora do Planeta de 2011 acontecerá neste sábado, dia 26 de março, das 20:30 as 21:30h.

PARTICIPE E DIVULGUE!

Acesse o site abaixo e veja o que está sendo feito pela nossa Terra!

É pouco, mas a união faz a força!

 
 

22/03/2011

Página Motivação

Galera, todos os dias temos novas mensagem na página motivação.
não deixe de conferir!
São mensagens selecionadas com muito carinho.

BlogBeijos....Cris

Nutrigenômica: interações entre genes e nutrientes

Nutrigenômica

Esta ciência tenta desvendar as relações entre genes e alimentos, já que estes compõem o principal fator ambiental que interfere na expressão gênica. O assunto é complexo, mas a cada dia novos estudos estão sendo feitos para responder de maneira mais específica a diversas perguntas relacionadas  aos alimentos e nosso corpo.

Estou compartilhando este texto de Carolina L.A. Barros, mas este assunto precisa ser mais explorado, vou pesquisar mais sobre o assunto e postar para vocês.

Os estudos mais recentes em relação à fisiopatologia de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes mellitus tipo 2, obesidade, câncer, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, têm demonstrado que a principal causa dessas doenças são fatores ambientais que comprometem o sistema imunológico (PLAT; MENSINK, 2005).

Para compreender as características etiológicas das doenças crônicas e a influência desses fatores ambientais sobre o surgimento dessas doenças, foi criada a Nutrigenômica, que estuda as interações entre genes, dietas e hábitos de vida a fim de identificar os componentes dietéticos que influenciam o organismo de forma benéfica ou prejudicial (MIGGIANO; SANCTIS, 2006).

A nutrigenômica é uma ciência que estuda os processos pelos quais o alimento e os componentes alimentares influenciam os resultados genéticos, podendo resultar nas doenças crônicas atuais (DEBUSK, 2002).

A utilização desta ciência chamada nutrigenômica também tem evidência no surgimento de uma das doenças mais preocupantes no mundo moderno: a obesidade. Pesquisadores acreditam que o surgimento da obesidade acontece por uma interação entre gênese e ambiente (principalmente atividade física e alimentação). Porém, o foco da atualidade não é mais a simples ingestão demasiada de energia, mas sim a um envolvimento de genes com o equilíbrio energético e o apetite, peso corporal e adiposidade (SILVEIRA-RODRÍGUEZ; MARTÍNEZ-PIÑEIRO MUÑOZ; CARRARO-CASIERI, 2007).

Relacionando o aspecto genético com a obesidade, existem loccus em regiões cromossômicas do chamado “mapa genético” que estão inteiramente ligados à característica “obesidade”. Em um único gene múltiplas mutações acontecem, podendo ser citados os genes envolvidos no apetite e ingestão como Leptina LEP e seu receptor Ob-R. (SILVEIRA-RODRÍGUEZ; MARTÍNEZ-PIÑEIRO MUÑOZ; CARRARO-CASIERI, 2007).


De uma forma geral, a progressão de um fenótipo sadio a um fenótipo de disfunção crônica pode ser explicada pelas modificações na expressão gênica ou por diferenças nas atividades de proteínas e enzimas, sendo que os componentes da dieta regulam a expressão da informação genética (LOPES-MARQUES et al, 2004).

Não há mais dúvidas de que alguns componentes da dieta têm um papel chave na regulação da expressão genética. O genoma humano é sensível ao entorno nutricional, de forma que alguns genes podem modificar-se em resposta aos componentes da dieta, sejam eles de origem vegetal ou animal (LOPES-MARQUES et al, 2004).

Dessa forma, nutrientes e compostos bioativos modulam processos bioquímicos envolvidos no início, incidência, progressão e severidade das doenças, agindo na alteração da expressão gênica e seus produtos, sendo que seus efeitos são dependentes do estado de saúde, doença e da base genética de cada indivíduo (TRUJILLO; DAVIS; MILNER, 2006), bem como dos padrões de estilo de vida, principalmente aqueles relacionados à alimentação.

Sendo assim, a nutrigenômica surgiu com o intuito de criar uma dieta realmente personalizada, considerando não só o estado nutricional e as necessidades nutricionais baseadas na idade, na composição corporal, no trabalho e em atividades físicas, mas também considerar o genótipo de cada pessoa (MIGGIANO; SANCTIS, 2006).


http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=geral-nefdebate&pub=5868

21/03/2011

22 de Março: Dia Mundial da Água.


No mês de março se comemora o Dia Mundial da Água. É um momento para lembrar que em diversos lugares do mundo, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. A água é primordial e insubstituível. É um recurso natural utilizado para fins importantes. Medidas e campanhas emergenciais são necessárias, para que este elemento da natureza não falte jamais. 

Acompanhe a matéria na integra na página SAÚDE.

Lembrem-se todos juntos somos mais fortes! vamos nos unir e preservar este bem tão precioso.

Beijos à todos....Cris


=======================================================================

Programa Nacional de Alimentação Escolar


A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do
Estado, e será promovida e incentivada, com vista ao atendimento dos princípios e das diretrizes garantidas em lei.

 RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 38, DE 16 DE JULHO DE 2009:

Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no
 Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Quer saber mais? Veja toda a matéria na página Educação.

20/03/2011

Dupla dinâmica!

Arroz e feijão combinam? Claro!

Ficam uma delícia juntos! Porém, o que muita gente não sabe, é que essa mistura tão brasileira forma o casal perfeito: não só compõe um delicioso prato, como também fornece uma combinação muito rica em nutrientes.

O feijão é um dos alimentos de origem vegetal mais ricos em proteína, enquanto o arroz é fonte de carboidrato. Mas o grande barato é que, além de serem uma importante fonte de energia, esses dois juntos se complementam em termos de aminoácidos*: o feijão é rico em lisina e pobre em metionina, enquanto o arroz é pobre em lisina e rico em metionina. Como resultado do casamento entre os dois, temos um perfil protéico tão bom quanto o de uma carne.

Pra quem já era fã de arroz com feijão, esse é mais um motivo pra não deixar essa duplinha de lado; mas pra quem não era, fica aí a dica. Ah, e não podemos esquecer que existe uma proporção ideal de consumo, que é de 3 partes de arroz para 1 de feijão.
E então, o que vai ter amanhã pro almoço?

* Aminoácidos são estruturas que, em conjunto, formam as proteínas.

17/03/2011

Nutricionista escolar obrigatória!

Olá pessoal, encontrei essa matéria no Blog da Dra Ellen é uma ótima noticia para nós nutricistas

 e também para a comunidade.


Ao colocar os assuntos em dia, recebi a grande notícia de mais um projeto de lei em favor da profissão do Nutricionista.

No dia 07 de fevereiro desse ano, o deputado Weliton Prado, PT de MG, apresentou o projeto de lei 168/2011, que torna obrigatória a presença de nutricionista nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de todo o país.

Essa seria uma conquista muito importante para a profissão, mas acredito que além de garantir os postos de trabalho para o profissional, é importante capacitá-lo mais e melhor para atuar nessa área.

Confesso que a minha atuação é muito mais o meu estudo e dedicação individual do que exclusivamente a minha formação...

Mas de qualquer forma, meus cumprimentos ao Sr. deputado e ficaremos na torcida pela aprovação e real efetivação.

16/03/2011

Dicas Para Reduzir o Enjôo na Gestação

Tati, pra vc! rs

A gestação é um período da vida da mulher que necessita ser avaliado com especial atenção, já que envolve diversas alterações físicas, hormonais e psíquicas que podem interferir na sua saúde como um todo. Todas essas alterações geram uma série de sintomas que podem interferir na ingestão alimentar e, por isso, devem ser considerados na hora de definir a dieta da gestante.

As mudanças hormonais, o aumento da sensibilidade do olfato e o excesso de ácidos no estômago são alguns dos fatores que contribuem para que 80% das mulheres grávidas sintam enjôo, que é chamado cientificamente de êmese gravídica.

Especula-se que este quadro pode ser considerado um mecanismo de proteção onde a gestante tende a se afastar de alguns fatores que podem desencadear a má formação fetal, porém este fenômeno ainda não está comprovado cientificamente.

Com o aumento da síntese da progesterona no ovário nas primeiras semanas de gestação, a gestante tem um aumento do sono, cansaço, diminuição das funções intestinais, diminuição do esvaziamento gástrico e maior retenção de líquido, o que pode gerar um mal estar intenso nas mulheres grávidas e intensificar os enjôos.

Estes sintomas podem diminuir após três meses de gestação, porém em alguns casos pode durar a gravidez toda e por isso devemos ter cuidado para que a alimentação da gestante não promova nenhum déficit que possa impactar no desenvolvimento ideal do bebê.


Seguem algumas dicas para reduzir o enjôo durante a gravidez:
  • Como algum alimento a cada duas horas, sempre em pequenas porções – muitas horas em jejum é um dos fatores que aumentam o enjôo;
  • Biscoitos salgados e torradas podem ser uma boa dica para o café da manhã – estes alimentos tem uma digestão fácil e não sobrecarregam o estômago;
  • Evite odores fortes, comida gordurosa e temperos fortes – estes alimentos têm uma digestão mais lenta podendo sobrecarregar o estômago e deixar a sensação de estômago cheio, desconfortável;
  • A intolerância a leite e carnes é muito comum. Como estes alimentos são as principais fontes de proteínas, cálcio e ferro, é importante estar atenta e optar por outros alimentos fontes de proteínas: ovos, iogurte, queijos, leguminosas, peixes e frango;
  • Não consuma álcool – além de prejudicar a formação do bebê, pode dificultar o trabalho do estômago;
  • Não abuse do café – além de atrapalhar o sono se consumido em quantidades elevadas, pode promover mais enjôo;
  • Adicionar limão na água ou em chás e beber durante o dia pode ajudar a diminuir os enjôos;
  • Coma alimentos ricos em carboidratos – arroz, macarrão, batata. Além de terem uma digestão fácil, fornecem energia e ajudam a controlar o enjôo;
  • Durante as refeições não beba nada, isso pode dificultar a digestão;
  • Limonada sem açúcar e bebidas frias e ácidas ajudam a diminuir o enjôo;
  • Evite deitar após as refeições.
   Reeducar os hábitos alimentares também auxilia a equilibrar o peso da gestante. Controlar a balança desde o início da gravidez é importante não só para driblar desconfortos alimentares, mas para evitar o surgimento de problemas como varizes e hipertensão.
Recomendações Nutricionais : A gravidez é uma ocasião para
crescimento e necessidade adicional de nutrientes, é muito
importante a gestante se consultar com uma nutricionista para
 que ela tenha uma gestação saudável e bem nutrida.

   Vale lembrar que a assistência médica durante o pré natal é fundamental para a identificação de fatores de risco e para o controle de todos os sintomas que
ocorrem durante a gestação.


Principal fonte utilizada: RGnutri - Identidade em Nutrição
 

15 de março: Dia Mundial do Consumidor e do Consumo Consciente.

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi instituída pelo ex-presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1962, como forma de apoio aos direitos dos consumidores. Hoje, porém, esse dia ganhou mais do que um significado

A comemoração de um dia direcionado aos consumidores e à prática do consumo pode ser uma oportunidade de causar reflexão, principalmente no que diz respeito ao consumo consciente. Tudo o que as pessoas negociam, vestem, comem e compram está ligado ao consumo e tem impacto direto na vida das pessoas e também no meio ambiente.

Durante muitos anos esse cuidado foi ignorado. Com a implantação do sistema capitalista em quase todo o planeta e também graças à revolução industrial, que permitiu a produção em larga escala, o consumo nunca mais foi o mesmo. Por diversos motivos e sob várias influências, grande parte das pessoas se tornou mais consumistas e com o passar dos anos adquirir bens e produtos desnecessários se tornou sinônimo de status e posicionamento social.

Com a sustentabilidade em alta e a preocupação de ativistas e governo em relação aos impactos gerados por causa do consumo desenfreado, o tema começa a ganhar um novo formato. Os discursos publicitários, que antes incentivavam um consumo às cegas, hoje têm que disputar espaço com campanhas que incentivam as pessoas a raciocinarem ao invés de fazerem compras apenas por impulsos.

O consumo consciente pode ser aplicado em todas as esferas, desde a compra de um alimento até a escolha de um imóvel. Analisar e optar por produtos que sejam feitos com maior cuidado ambiental e respeito social é um ponto. Escolher eletrodomésticos mais econômicos é outro, mas ainda existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade nas relações comerciais.

O que é preciso entender para disseminar a cultura do consumo consciente é o fato de que todas as coisas que nós compramos ou usamos têm impactos no meio ambiente. Por exemplo, a fabricação de uma simples camiseta de algodão pode lançar na atmosfera quatro quilos de dióxido de carbono, isso sem contar a quantidade de água utilizada nesse processo. Atentar para a maneira como os produtos são feitos também é um ponto importante para evitar mão-de-obra escrava ou uso de matérias-primas de fontes ilegais. Por mais que essas questões estejam muito ligadas à sustentabilidade, esses cuidados também fazem valer os direitos dos consumidores, como era a intenção de Kennedy ao instituir a comemoração mundial e só tendem a trazer benefícios para hoje e para o futuro.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo