24/04/2011

Glossário Temático: Alimentação e Nutrição - 1.ª ed.

Glossário com definições e termos técnico-científicos e especializados, elaboradas pelo Projeto de Terminologia da Saúde em parceria com as áreas técnicas do Ministério da Saúde.



Explicações prévias:
Elaborado conjuntamente pelas equipes da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) e do Projeto de Terminologia da Saúde, este Glossário Temático: Alimentação e Nutrição reúne os principais vocábulos utilizados na linguagem do campo de atuação dessa área técnica. Nesse conjunto, dado o enfoque, poderão não ser citados aqueles vocábulos com signifi cados facilmente encontrados nos dicionários de língua
portuguesa haja vista que já são consenso e independem do Ministério da Saúde (MS).
Estão entre os objetivos deste Glossário: identifi car os termos próprios da área técnica; fornecer referências para a compreensão de termos e conceitos; proporcionar a exatidão conceitual, e definir a atuação de cada termo em seus diferentes contextos institucionais; eliminar ambigüidades para facilitar a comunicação interna; contribuir para a tradução especializada; permitir a elaboração da linguagem documentária do Tesauro do Ministério
da Saúde; organizar e divulgar informações técnicas, científicas e profi ssionais; e se constituir em um instrumento para representação e transmissão do conhecimento especializado.
   
Os termos, as definições e as siglas relacionados aqui foram extraídos, a priori, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, e, em seguida, de livros, periódicos, legislações e de outros documentos produzidos pelo MS. Apenas nos casos em que não existiam ocorrências nessa literatura, foram utilizadas publicações externas.



Alimentação e Nutrição no Brasil, MEC

Nessa cartilha foi criada para educadores em escola, mas o conteúdo pode ser aproveitado por qualquer pessoa, nela você terá a oportunidade de saber mais sobre os diferentes significados da alimentacão e nutricão e de perceber que valorizar a cultura brasileira també significa apreciar os alimentos e os costumes de cada região.

Varios fatores, como as religiões, a condicõo econômica, o conhecimento científico, entre outros, influenciam os hábitos alimentares dos individuos. Entender a importância de cada um desses fatores auxiliara voce a compreender as atitudes das pessoas em relacão a alimentacão.

Também são abordados aspectos desde a alimentacão da crianca até a do adulto, de forma a que você possa entender todas as transformacões e os hábitos alimentares de cada fase da vida. Alem disso, apresentaremos a realidade brasileira no que diz respeito aos hábitos
de vida e principais doenças relacionadas a alimentacão. Você vera que o hábito
alimentar da populacão de nosso pais esta mudando e que isso tem causado varios
prejuizos para a saúde da população em geral.



Ementa
Alimentacão e Nutrição: qual a diferenca?; memoria do comer; comensalidade;
ciclos de vida (da alimentacão da criança a alimentacão do adulto); aspectos histo
ricos; promocão da saúde; seguranca alimentar e nutricional (Conferencias Nacionais
de Seguranca Alimentar e Nutricional); contribuicoes de outras culturas; diversidade
e riqueza da alimentacão regional brasileira; fome oculta; homem gabiru; condicão
nutricional referente a: vitamina A, iodo (sal de cozinha), ferro, zinco; enriquecimento
e fortificacao de alimentos; transicão nutricional; doenças crônicas nao transmissiveis;
atividade fisica e saúde.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO IPET: Política Nacional de Alimentação e Nutrição

BIBLIOTECA VIRTUAL DO IPET:
Política Nacional de Alimentação e Nutrição

BIBLIOTECA VIRTUAL DO IPET: Tendências Históricas dos Estudos Dietéticos no Br...

BIBLIOTECA VIRTUAL DO IPET: Tendências Históricas dos Estudos Dietéticos no Br...

Nutricionista: profissional cada vez mais versátil

Para se falar do cenário atual da profissão é importante fazer o resgate de algumas ações do passado, quando teve início a emergência da profissão. O processo de formação do nutricionista no Brasil foi idealizado pela primeira geração de médicos nutrólogos, no final da década de 1930, início da década de 1940, quando surgiram os primeiros cursos no país. O primeiro curso para formação de nutricionistas foi criado em 1939, no Instituto de Higiene de São Paulo, atual Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

 
A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como de nível superior teve seu início por volta de 1952, concretizado após cerca de dez anos, em 1962, quando o então Conselho Federal de Educação (CFE) reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior, estabelecendo o primeiro currículo mínimo e fixando a duração de três anos para a formação de nutricionistas, em nível nacional.
 
Já a luta pela regulamentação da profissão ocorreu em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a primeira Lei (nº 5.276) que dispunha sobre a profissão, legislação que vigorou até 1991, quando foi revogada por uma nova legislação (Lei 8234/91). Estamos, portanto, este ano comemorando 40 anos de regulamentação da profissão, um fato extremamente importante do ponto de vista social.
 
Os avanços conquistados pela categoria ao longo dessas décadas de mobilização e luta em busca de legitimidade e identidade profissional são evidentes. Dentre essas conquistas pode-se destacar a sensível ampliação dos campos de atuação profissional, gerando um crescente processo de especialização/divisão do objeto de trabalho/estudo do nutricionista e, conseqüentemente, de uma melhor qualificação das suas habilidades e competências técnico-científicas.
 
Hoje, vive-se um momento em que houve grande expansão dos cursos de Nutrição no País, principalmente no final do século 20, mais especificamente na década de 90, e início do século XXI, em especial no Estado de São Paulo, o que reflete em um considerável aumento de profissionais no mercado de trabalho, gerando uma diversificação das áreas de atuação do Nutricionista, o que gradativamente irá contribuir para um maior reconhecimento da profissão frente a toda a população, já que alimentação correta e balanceada é fator preponderante para a promoção e/ou recuperação da saúde, visando qualidade de vida.
 
Como áreas tradicionais de atuação do nutricionista, até alguns anos atrás tínhamos:
 
  •  ALIMENTAÇÃO COLETIVA, no planejamento, organização, direção e supervisão dos Serviços de Alimentação,tanto auto-gestão como aqueles que iniciaram a terceirização;
  •  NUTRIÇÃO CLÍNICA, na assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de Nutrição;
  •  SAÚDE COLETIVA, na atenção primária em saúde, dando assistência nutricional individual e para coletividades;
  •  ENSINO, na docência de disciplinas profissionais, supervisão de estágios e na coordenação dos cursos de Graduação em Nutrição.
 
Porém, no contraponto dessa tradicional realidade de atuação profissional, encontramos uma população, muitas vezes estimulada para o consumo de produtos supérfluos e, muitas vezes com valores nutricionais duvidosos. Mas mesmo assim, essa população está mais consciente e preocupada com a sua saúde e com a alimentação, visando longevidade com qualidade de vida. Isso induz o nutricionista hoje a dar um novo enfoque à sua atuação, mesmo em áreas tidas como tradicionais. Seria como assumir a importância de uma “oxigenação” em seu cotidiano profissional.
 
Tomando por base as grandes áreas previstas em Resoluções CFN, existem várias possibilidades de se ampliar a atuação do nutricionista nessas já tradicionais áreas, além de outros nichos de mercado mais recentes, considerando:
 
ALIMENTAÇÃO COLETIVA: valorização da qualidade de vida, por meio de ações enfatizando a Educação Alimentar junto às coletividades atendidas; projetos de retomada de bons hábitos alimentares, mesmo com a popularização dos restaurantes self-service/por quilo e das redes de “fast food”; atuação em restaurantes comerciais, inclusive nos diferenciados (alta gastronomia) e na rede hoteleira, com enfoque reforçado no controle higiênico-sanitário; atuação no segmento de panificação, já que hoje as padarias desenvolvem atividades durante até 24 horas, com serviços que mesclam o papel tradicional (padaria/confeitaria) com o de restaurante comercial, oferecendo ao público refeições completas durante todo o dia; atividades de maior cobertura da alimentação escolar oferecida aos alunos da rede pública, com a valorização contínua do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de estudos dos perfis epidemiológicos das populações atendidas pelo Programa para as devidas intervenções nutricionais;
 
NUTRIÇÃO CLÍNICA: valorização do trabalho em equipes multidisciplinares, inclusive nas atividades de atendimento domiciliar (Home Care); atuação em Grupos Especializados de atenção clínica, como o que ocorre em Terapia Nutricional (Enteral e Parenteral), Distúrbios Alimentares, Cardiologia, Diabetes, entre outros; assunção pelo nutricionista da prescrição dietética no seu cotidiano, como lhe confere a Lei 8234/91, mesmo que seja feita em parte do público atendido (priorizar por níveis de atendimento); assunção, cada vez maior, das atividades desenvolvidas nos Bancos de Leite Humano (BLH); maior atuação nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); ampliação da atuação em consultórios, com extensão, muitas vezes, até o domicílio dos pacientes, com atenção à família e colaboradores (empregadas/cozinheiras), na orientação da lista de compras, de cardápios equilibrados e formas adequadas de preparo das refeições (atuação popularmente denominada de “personal diet”);
 
SAÚDE COLETIVA: valorização de ações preventivas junto às comunidades, no contexto das políticas públicas de saúde e programas institucionais, embora ainda estejamos aquém na atuação nessa área, já que em muitos municípios do país há, ainda, um número insignificante de nutricionistas atuando nas Unidades Básicas de Saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), sendo esta área um grande desafio para se desbravar; ações diretas frente às patologias de 1º e 3º mundos em expansão no Brasil (aumento da obesidade, inclusive infantil, ao lado da já antiga desnutrição protéico-calórica); atuação efetiva junto à população de 3ª idade, que está aumentando no país e que, consequentemente, exige atenção focada, principalmente, nas doenças crônico-degenerativas; atuação em projetos sociais assumidos por comunidades/entidades ou por Organizações do Terceiro Setor (não governamentais); atuação ampliada em vigilância em saúde, com ênfase na área de vigilância sanitária;
 
NUTRIÇÃO EM ESPORTES: área que tem sido mais desenvolvida nos últimos anos, com o nutricionista atuando em academias e clubes, dando suporte a várias modalidades esportivas (individual, equipes e atletas), com acompanhamento dos atletas “in loco” e em consultórios, muitas vezes fazendo monitoramento de todas as etapas (pré, durante e pós atividades esportivas);
 
ENSINO: incentivo ao formando para o contínuo aprimoramento profissional, após graduação, com foco na pós-graduação (especializações, mestrado, doutorado), propiciando a valorização do conhecimento científico e do conseqüente aumento do acervo de publicações técnicas para a categoria.
 
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: atuação que tem se expandido nas últimas décadas, com o nutricionista atuando em equipes multidisciplinares, trabalhando desde o desenvolvimento de produtos, até a elaboração de fichas técnicas, representação técnica, até o marketing institucional dos produtos.
 
Muitas são, portanto, as atividades que o nutricionista pode desenvolver na sociedade, mas ele nunca deve esquecer que, em qualquer área objeto do seu trabalho, ele é, efetivamente, um EDUCADOR DA CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO, sejam ações coletivas ou individuais.
 
E, para melhor desempenhar as suas funções, independente da área de atuação escolhida, o nutricionista deve agregar ao seu conhecimento científico outros conhecimentos práticos, que vão contribuir para maior otimização do seu tempo e trabalho, como o estudos de línguas e informática, além de características que deve desenvolver para o seu sucesso profissional, como: ter disposição para aprender sempre, ter capacidade para liderar pessoas e para trabalhar em equipes, ser criativo e dinâmico nas idéias e ações. Tudo isso, porém, sempre pautado na ética profissional e no respeito ao cliente dos nossos serviços, o consumidor.
 
 
Vera Lúcia Barreto Belo
[Matéria (editada) publicada na Revista Nutrição, edição 27 - abril-agosto/2007]

21/04/2011

Filme Ilha das Flores.

Hoje estou postando um comentário sobre o documentário Ilha das Flores, assisti pela terceira vez essa semana e posso dizer: a cada vez que se assiste esse filme se tira uma nova lição.

Espero que assistam, reflitam e comentem...
A principio o título “Ilha das Flores” nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo, a fome o descaso entre outros problemas reais.

O referido documentário me causou vários tipos de reações. A primeira vista achei engraçado pois o curta usa uma linguagem enciclopédica e retoma várias vezes à enunciados já expostos. Este efeito fez com que ele tivesse um ar de descontração, já que ainda não tínha conhecimento do verdadeiro foco que seria retratado.

A intensa dualidade entre temas tão importantes, tratados de uma maneira tão impessoal, dá ao documentário características singulares. Características essas, que impressionam a qualquer um que o assistir. Nuances de humor, porém, com um enfoque tão dramático, tudo isso tratado com o mais puro cientificismo enciclopédico. O documentário “Ilha das Flores” com certeza marcou-me profundamente, tais como suas questões filosóficas e sociais, que nos remetem ao pensamento de mudança, de atitude e ao mesmo tempo, de impotência.



Vamos não apenas assistir esse filme, vamos refletir sobre as questões envolvidas e utilizar nosso telencéfalo altamente desenvolvido para pensar na participação que cada um de nós pode ter ou tem nesse mundo.

16/04/2011

PARA PENSAR:

"PROSSIGA E PREPARE-SE PARA TROPEÇAR QUANDO MENOS ESPERA.
SÓ NÃO TROPEÇA, QUEM NÃO SAI DO LUGAR."

Não desanime nunca de mudar seus hábitos alimentares para ter saúde, mesmo que encontre vários obstáculos pela frente. As pessoas aprendem sempre com seus erros .
Vale a pena se esforçar a cada dia. Que fazendo a coisa certa com persistência,
um belo dia descobre-se que se chegou ao objetivo.
 Não tenha pressa , tenha persistência!


14/04/2011

O corpo humano!

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

Aqui falamos muito sobre saúde, nutrição e bem estar mas vamos aproveitar este momento para ilustrar a máquina principal, o corpo humano; afinal ele é quem ganha ou perde com nossas escolhas, sejam elas quais forém.


12/04/2011

Calendário de Safra de Alimentos.

Para você, que se preocupa com a alimentação, nada melhor do que uma lista completa do que deve ser consumido em cada época do ano. Aproveite esse calendário que pode ser utilizado em todos os próximos anos

No período de safra, os alimentos têm menos agrotóxicos,
mais bonitos e nutritivos… e custam menos!


JANEIRO
Frutas: Abacaxi, carambola, coco-verde, figo, fruta-do-conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina
Legumes: Abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo, tomate
Verduras: Alface, cebolinha, couve, salsa, salsão
Pescados: Bacalhau, cação, dourado, linguado, manjuba, pescada-amarela

FEVEREIRO
Frutas: Abacate, ameixa, carambola, figo, pinha (conhecida em algumas regiões por fruta-do-conde), goiaba, jaca, maçã, pera
Legumes: Abóbora, gengibre, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate
Verduras: Cebolinha, escarola, hortelã, louro, repolho
Pescados: Atum, bacalhau, badejo, bonito, cação, manjuba, merluza, sardinha

MARÇO
Frutas: Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã, pera
Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, jiló, nabo, pepino, quiabo, tomate
Verduras: Acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho, rúcula
Pescados: Badejo, cação, corvina, linguado, merluza, pintado, robalo, sardinha, tainha

ABRIL
Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera
Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame
Verduras: Alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola (também conhecida pelo nome de chicória), repolho
Pescados: Bagre, bonito, cação, cavalinha, corvina, linguado, merluza, tainha

MAIO
Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera, tangerina (ou mexerica)
Legumes: Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha, nabo
Verduras: Alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo, rabanete
Pescados: Bagre, bonito, cavalinha, lambari, linguado, tainha, traíra

JUNHO
Frutas: Carambola, kiwi, laranja-lima, tangerina (ou mexerica)
Legumes: Batata-doce, berinjela, cenoura, ervilha, inhame, mandioca (também conhecida por aipim ou macaxeira), mandioquinha, milho-verde,
Verduras: Agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, erva-doce
Pescados: Atum, badejo, camarão, caranguejo, lambari, porquinho, sardinha, siri, tainha

JULHO
Frutas: Carambola, kiwi, laranja-lima, tangerina (ou mexerica)
Legumes: Cenoura, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha, milho-verde, palmito, pepino
Verduras: Agrião, coentro, couve, escarola (ou chicória), espinafre, mostarda
Pescados: Atum, badejo, cavalinha, espada, pargo, pescada, sardinha, trilha

AGOSTO
Frutas: Caju, carambola, laranja-pera, lima, maçã, tangerina (ou mexerica), morango
Legumes: Cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca (ou aipim, ou macaxeira), pimentão
Verduras: Agrião, couve, couve-lor, escarola (ou chicória), espinafre, mostarda, rúcula
Pescados: Atum, cação corvina, espada, lambari, namorado, porquinho, sardinha

SETEMBRO
Frutas: Abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, mexerica
Legumes: Cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão, rabanete
Verduras: Almeirão, couve, couve-flor, escarola (também conhecida por chicória), espinafre, louro, orégano
Pescados: Atum, corvina, lambari, sardinha, tilapia

OUTUBRO
Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, jabuticaba, lima
Legumes: Alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, ervilha, fava, pepino, tomate caqui
Verduras: Almeirão, catalonha, cebolinha, coentro, espinafre, hortelã, mostarda
Pescados: Atum, bonito, corvina, lambari, linguado, pintado, robalo, salmão, tilapia

NOVEMBRO
Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco-verde, mamão, manga, melancia, melão, pêssego
Legumes: Aspargo, berinjela, beterraba, cenoura, maxixe, nabo, pepino, pimentão, tomate
Verduras: Alho-poró, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre
Pescados: Bonito, corvina, dourado, espada, manjuba

DEZEMBRO
Frutas: Ameixa, cereja, damasco, figo, lichia, manga, melancia, melão, nectarina
Legumes: Beterraba, cenoura, cogumelo, pimentão, tomate, vagem macarrão
Verduras: Almeirão, cebolinha, endívia, erva-doce, rúcula, salsa, salsão
Pescados: Bagre, bonito, dourado, espada, manjuba, salmão, truta

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/calendario-completo-safras-617994.shtml

09/04/2011

Você consume a quantidade correta de frutas diariamente???

Qual será a quantidade correta de frutas que se deve ingerir durante um dia?

O ideal é que seja consumido de 3 a 4 porções de frutas por dia (in natura ou como sucos naturais).
Essas frutas podem estar contidas em qualquer refeição (café da manhã, almoço e jantar), ou ainda, nos intervalos entre as refeições. As frutas in natura contém mais fibras do que os sucos.

As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores, aromas e propriedades nutricionais. Compostas por água, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, estes alimentos apresentam uma combinação excepcional de nutrientes. Além disso, apresentam fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em preparações salgadas.
Estes alimentos podem representar uma ótima fonte energética para esportistas de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas.
Além disso, contém vitaminas e minerais antioxidantes, tais como Vitamina C e Beta-caroteno, essenciais no combate aos radicais livres formados na prática esportiva, e também ajudam no sistema imunológico.


1 porção de fruta, equivale a: - 2 laranjas limas
- 2 fatias de abacaxi
- 1/2 papaia
- 1 banana pequena
- 2 pêssegos pequenos
- 10 moranguinhos
- 1 goiaba grande
- 1 pedaço (250 g) de melância
- 1 pedaço (200 g) de melão


  A natureza é pródiga, as sementes e frutos são suas maiores bênçãos.
 Os frutos são bênção de Deus, visíveis na terra.
                                                             (Kaena)               



Ótima notícia! Alimentos serão produzidos com menos sódio no Brasil.

Governo e indústria fecham acordo para reduzir consumo de sal.

O Ministério da Saúde e os fabricantes de produtos alimentícios fecharam um acordo para reduzir o uso do sódio na fabricação de alimentos. Esse mineral está presente no sal e pode levar a doenças como a pressão alta se for consumido em excesso. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha nesta quinta-feira (7), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

O termo foi assinado pelo ministro e pelas associações que representam os produtores de alimentos processados. O plano estabelece redução gradual na quantidade de sódio em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a quantidade de sódio fica limitada a 1,9 g a cada 100 g do alimento. De acordo com o Ministério da Saúde, isso representa uma diminuição anual de 30%.

Nos pães de forma, o acordo prevê redução do teor máximo de sódio para 645 mg, até 2012, e para 522 mg, até 2014. Já nas bisnaginhas, o limite será de 531 e 430 mg, nas mesmas datas. Segundo o ministério, essas metas correspondem a uma redução de 10% ao ano.

Após as massas instantâneas, pães e bisnaguinhas, em julho o governo deve estabelecer as metas para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas. Até o fim de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, lingüiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas).

De acordo com Padilha, o objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

- Este acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde, que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020. 

O Secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, disse que o sódio "é um componente importante no processamento dos alimentos".
- Mas é possível proceder a redução sem alterar o sabor, de maneira a reduzir um problema mundial, que é o consumo elevado de sal.

Segundo Barbosa, essa medida será capaz de reduzir o número de pessoas hipertensas no país, o que vai reduzir o uso de medicamentos para tratar o problema. O governo também espera que a medida reduza o número de internações no país.

- Essa é uma ação de prevenção extremamente importante para a saúde pública brasileira.
O sódio em excesso é apontado pelos médicos como o principal vilão da pressão alta, doença que tem relação direta com problemas como o AVC (acidente vascular cerebral) e infartos. A indústria utiliza esse mineral por causa do sabor que ele dá aos produtos.



Saúde nos supermercados
O ministério também fechou acordo hoje com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) para que os estabelecimentos realizem ações de promoção da saúde e de alimentação saudável.
De acordo com Barbosa, são cerca de 80 mil estabelecimentos em todo o país. Ele disse que uma das medidas que os mercados poderão fazer é destacar aos consumidores as frutas da época e que, por isso, possuem um preço mais baixo que as outras.

- As empresas também irão estimular a combinação de alimentos para um consumo mais saudável.

Confira também:




06/04/2011

Serviços - Legislação de Alimentos


Toda a legislação aplicada aos alimentos e em vigor estabelece a proteção dos direitos do consumidor em relação à segurança alimentar. Por esta razão, são documentos destinados a orientar os profissionais envolvidos na fabricação de alimentos, visam fornecer informações precisas e parametros sobre a higiene e qualidade dos alimentos de forma a contemplar todas as etapas do fluxo de produção.


Abaixo lista das principais legislações aplicadas a alimentos:

Para facilitar a sua consulta, a legilação de alimentos foi dividida de acordo com os temas abaixo.
Verifique os documentos com a íntegra de leis, decretos, resoluções e portarias é os links abaixo para ver a legislação referente a cada um dos temas.


Boas Práticas de Fabricação

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Portaria nº1.428/1993MSRegulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos - "Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos" e o "Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos"26/11/1993
Portaria nº326/1997SVS/MSAprova o regulamento técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos".30/7/1997
Resolução RDC nº275/2002ANVISARegulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos21/10/2002
Resolução RDC nº216/2004ANVISADispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação15/9/2004


Defesa do consumidor

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Lei nº8078/1990Congresso NacionalCódigo de Defesa do Consumidor- Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências11/9/1990
Portaria nº81/2002Ministério do Estado da JustiçaEstabelece regras para a informação aos consumidores sobre a mudança de quantidade de produto comercializado na embalagem.23/1/2002


Embalagens

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Portaria nº685 /1998SVS/MSRegulamento técnico sobre os níveis máximos de contaminantes químicos em alimentos e limites máximos de tolerância para contaminantes inorgânicos27/8/1998
Portaria nº177/1999SVS/MSRegulamento técnico "Disposições Gerais Para Embalagens e Equipamentos Celulósicos em Contato com Alimentos"4/3/1999
Resolução RDC nº130/2002ANVISASubstitui item 2 da Portaria nº 177/99, de 04 de março de 199910/5/2002
Resolução RDC nº105/1999ANVISARegulamento técnico sobre disposições gerais para embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos.19/5/1999
Resolução RDC nº103/2000ANVISALista positiva de aditivos para materiais plásticos destinados à elaboração de embalagens e equipamentos em contato com alimentos.
Altera Anexo III da Resolução nº 105, de 19 de maio de 1999
1/12/2000
Resolução RDC nº20/2007ANVISARegulamento técnico sobre disposições para embalagens, revestimentos, utensílios, tampas e equipamentos metálicos em contato com alimentos22/3/2007


Penalidades e multas

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Lei nº6437/1977Presidência da RepúblicaConfigura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências (versão consolidada pela procuradoria da ANVISA)20/8/1977
Medida Provisória
2190-34/2001
Presidência da RepúblicaAltera artigo 2º e 10 da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.23/8/2001


Promoção e Propaganda de Alimentos

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Portaria nº180/1998INMETROInclusão de brindes14/12/1998


Registro de Produtos

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Resolução RDC nº22/2000ANVISARegulamento técnico sobre os procedimentos básicos de registro e dispensa da obrigatoriedade de registro de produtos importados pertinentes à área de alimentos15/3/2000
Resolução nº23/2000ANVS/MSProcedimentos básicos de registro e dispensa da obrigatoriedade de registro de produtos importados pertinentes à área de alimentos15/3/2000
Resolução RDC nº278/2005ANVISACategorias de alimentos e embalagens dispensados e com obrigatoriedade de registro
Revoga os Anexos I e II da Resolução ANVS/MS nº. 23/00
22/9/2005
Resolução RE nº59/2002MS/ANVISAProcedimentos operacionais para a utilização do sistema de produtos dispensados de registros - PRODIR área de alimentos24/5/2002
Resolução nº19/1999ANVISAProcedimentos para registro de alimentos com alegação de propriedades funcionais e ou de saúde em sua rotulagem19/4/1999


Responsabilidade Técnica

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Portaria nº1.428/1993MSRegulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos - "Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos" e o "Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos"26/11/1993


Rotulagem

DocumentoÓrgãoReferênciaData
Decreto Lei 986/1969Ministério da Marinha de Guerra
Ministério do Exército
Ministério da Aeronáutica Militar
Normas básicas de alimentos (versão consolidada pela Procuradoria da ANVISA)21/9/1969
Lei nº8.543/1992Congresso NacionalDetermina a impressão de advertência em rótulos e embalagens de alimentos industrializados que contenham glúten, a fim de evitar doença celíaca23/9/1999
Portaria nº27/1998SVS/MSRegulamento técnico referente à informação nutricional complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes)23/9/1999
Resolução RDC nº40/2002ANVISARegulamento técnico sobre rotulagem de alimentos e bebidas embalados que contenham glúten.8/2/2002
Resolução RDC nº259/2002ANVISARegulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados20/9/2002
Resolução RDC nº123/2004ANVISAAltera o subitem 3.3. do Anexo da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 (Regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados)13/5/2004
Lei nº10.674/2003Presidência da RepúblicaObriga a que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten como medida preventiva e de controle de doença celíaca16/5/2003
Resolução RDC nº359/2003ANVISARegulamento técnico de porções de alimentos embalados para fim de rotulagem nutricional23/12/2003
Resolução RDC nº360/2003ANVISARegulamento técnico sobre rotulagem nutricional de produtos embalados23/12/2003
Resolução RDC nº269/2005ANVISARegulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteínas, vitaminas e minerais22/9/2005
Resolução RDC nº163/2006ANVISADocumento sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados (Complementação das Resoluções - RDC nº359 e RDC nº360)17/8/2006


Cris Botelho - Nutricionista

Nutrição & Estética


“O segredo de um corpo bonito e saudável está na
escolha certa dos alimentos que comemos.”


Ser bonito e saudável requer encontrar o equilíbrio em si mesmo e este deve englobar o físico, o emocional, o mental e o espiritual. Apesar dos avanços da medicina estética e de seu ótimo resultado para melhorar a aparência e a auto-estima das pessoas, cuidar unicamente do físico externo não torna estes resultados efetivos sem uma alimentação balanceada, atividade física programada, boa dose de repouso aliado ao controle do estresse e a momentos de satisfação.


Muitos são os problemas estéticos que incomodam mulheres e homens. Dentre estes estão a acne, a flacidez, obesidade, estrias, celulite, gordura localizada e envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que, por meio da escolha de um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, podemos amenizar muitos destes problemas.

Uma alimentação balanceada pode fazer maravilhas pela sua pele, cabelos e corpo, pois e através dela que se mantém o organismo funcionando direitinho, desempenhando bem suas funções, nutrindo todas as células.

ATENÇÃO:Todo alimento natural apresenta componentes essenciais à nossa saúde, sendo, portanto, necessário para uma alimentação balanceada e variada, vegetais fresco coloridos, acompanhados de grãos e cereais integrais, com quantidades adequadas de carnes e laticínios magros. É importante incluir também óleos vegetais, castanhas, farelos e sementes. Tudo isto com uma boa dose de água ao longo do dia!

 

Aliados da beleza:


:: Magnésio:Vital para a renovação celular, auxiliando no crescimento dos cabelos e na vitalidade da pele.Fontes: brócolis, alcachofra, leguminosas (feijão, ervilha, soja)e figo

:: Selênio:Antioxidante. Protege contra o envelhecimento. Auxilia na firmeza dos tecidos.Fontes: cebola, peixes, castanha do Pará grãos integrais.

:: ZincoFortalece sistema imunológico. Ação antiinflamatória. Aumenta a ação das enzimas que combatem radicais livres.
Fundamental para a síntese de proteínas (principal componente dos cabelos, pele e músculos).
Fontes: algas, ostras, leite, iogurtes, carnes, grãos integrais, ovos, levedo de cerveja, sementes de abóbora e girassol.

:: Omega-3Melhora a circulação, reações antiinflamatórias e protege os vasos sangüíneos.Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça.

:: PolifenóisAuxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sangüíneos.Fontes: sementes de uva, ameixa, suco de uva.

:: FerroFavorece a circulação controlando a celulite.
Fontes: carnes, gema, leguminosas (feijões, soja, ervilha, grãos de bico, lentilha), vegetais verde-escuros.

:: Enxofre
Protege contra inflamação da pele (acne), essencial para a formação de queratina (proteína que estrutura a pele e cabelos).
Fontes: ovos, peixes, carnes, repolho, pimentão, cebola, couve-de-bruxelas e raiz forte.

:: PotássioControla o equilíbrio de dentro e de fora das células. Mantém a pele hidratada e o cabelo com brilho.Fonte: abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais, maioria dos vegetais, semente de girassol.

:: Fósforo e CálcioMantém os cabelos fortes e a pele limpa. Equilíbrio do pH, mantém estrutura das membranas celulares. Fontes de cálcio: laticínios, vegetais verdes escuros, gergelim.Fontes de fósforo: todas os tipos de carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, soja), grãos integrais e nozes.
O excesso de fósforo prejudica o metabolismo do cálcio.

:: Vitamina A e CarotenóidesAção antioxidante. Restaura e constrói novos tecidos controla a oleosidade excessiva da pele (acne) e do couro cabeludo, melhora a elasticidade dos fios de cabelo evitando quedas.Fontes: gema, iogurte, leite e iogurte desnatados, frutas e vegetais amarelos.

:: Vitamina CAção antioxidante. Protege a pele da ação dos raios Ultravioletas. Preserva a estrutura das fibras musculares e colágeno.Fontes: frutas cítricas, tomate, pimentão, agrião.

:: Vitamina E Ação anti-radicais livres. Protege a ação da vitamina C. Melhora a microcirculação do couro cabeludo, previne envelhecimento das células.Fontes: gérmen de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, abacate, cereais integrais.

:: Vitamina B6Atua no metabolismo dos aminoácidos (formam as proteínas, componentes da pele, cabelo e músculos). Manutenção do balanço hidroelétrolítico (sódio e potássio). Ajuda na manutenção do equilíbrio hormonal e previne a retenção de líquidos.Fontes: Levedo de cerveja, nozes, gérmen de trigo, vegetais folhosos, grãos integrais, soja, ervilha, melão, cenoura.

:: ClorofilaAção desintoxicante. Previne o envelhecimento. Normaliza as funções digestivas.Fontes: vegetais verdes.

:: FibrasAgem como “faxineiras” do organismo eliminando toxinas. também auxiliando no funcionamento do intestino e o controle de peso.Fontes: Farelos, grãos integrais, nozes, amêndoas, frutas e hortaliças, leguminosas (feijões, grão de bico, ervilhas), sementes.

Uma boa dica:

:: Água
Água
-Serve de substrato para várias reações metabólicas.
-Ajuda a eliminar as toxinas.
-É essencial para hidratar as fezes, melhorando a motilidade intestinal.

E...
"Quem quer manter um corpo saudável e bonito, deve começar ingerindo 2 litros de água por dia."

******************************************************************************

05/04/2011

12 princípios do consumo consciente

Pessoal, encontrei um Blog muito bacana: Pensar Eco é Lógico! esse dá dicas de como contribuir para preservar o meio em que vivemos.

Link: http://pensareco.blogspot.com/2011/04/12-principios-do-consumo-consciente.html?spref=fb

Pensar Eco e Agir Eco sempre! É uma questão de sobrevivência.E com essa função e RESPONSABILIDADE que Pensar Eco foi criado, sendo ele um local de trocas de informações; de ensinar e aprender e de mostrar que a esperança de dias melhores é compartilhada por vários amigos ambientalistas que, como eu, lutam pela sustentabilidade.
Abaixo uma das públicações Pensar Eco é Logico:

 ... vale a pena ler!
Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo

1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4.Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5.Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6.Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.1. Planeje suas compras.

03/04/2011

Cartilha de Prevenção Cardiovascular


Encontrei no site do Diário Oficial SP, uma cartilha com informações sobre hábitos saudáveis para a prevenção de Doenças Cardiovasculares. Essa cartilha tem um conteúdo muito bacana e gostoso de ler. Vale apena parar uns minutinhos para ler.

Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doença cardiovascular, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Alguns desses fatores não têm como mudar: idade, sexo, história de doença cardíaca na família. Porém, existem outros que você pode mudar: fumo, alimentação inadequada, obesidade, falta de exercícios físicos, colesterol alterado, diabetes, pressão alta e estresse.

Não é o coração que mata,
e sim alguns hábitos que você pratica no dia-a-dia que
maltratam sua saúde, sobretudo seu coração.


Link para visualizar a cartilha: http://www.saude.sp.gov.br/resources/geral/acesso_rapido/cartilha_prevencao_cardiovascular.pdf


Como acompanhar um Blog?

Muitas pessoas as vezes me dizem...entrei no seu Blog mas não consegui ser seguidor e nem fazer cometários nas públicações.

Então vou deixar aqui passo a passo de como ser seguidor em um blog!

Aproveite e siga esse Blog, que tem sempre informações
separadas com muito carinho e cuidado para você.

 

O que é Acompanhar?

Você tem um blog favorito e quer que o autor e os leitores saibam que você é um fã? Agora você pode fazer isso e muito mais com o recurso Acompanhamento do Blogger. Você pode até mesmo controlar os blogs que acompanha usando a sua Lista de leitura no painel do Blogger.

Como faço para ser seguidor de um blog?

Existem várias maneiras de se tornar seguidor de um blog. Uma das maneiras mais fáceis é visitar um blog que tenha adicionado o widget Acompanhamento e clicar no link "Acompanhar esse blog" no widget "Seguidores":


Em seguida, você verá uma janela pop-up com as opções para acompanhar o blog publicamente ou anonimamente:

 
Selecione como gostaria de acompanhar o blog e clique no botão laranja "Acompanhar". Pronto! Você já é um seguidor do blog. Se você escolheu acompanhar o blog publicamente, a foto do seu perfil será exibida no blog, com um link para o perfil do seu Blogger (observação: o widget pode não mostrar todos os seguidores do blog. Se esse for o caso, todos os seguidores estarão vinculados pelo widget). Quando você se torna seguidor de um blog, ele também será adicionado à sua Lista de leitura no seu painel do Blogger. Você também pode tornar-se um seguidor de qualquer blog ou URL (mesmo se o blog não tiver o widget Seguidores) adicionando o blog à sua Lista de leitura no painel.
 
Você também pode mudar a forma de acompanhar o blog (publicamente ou anonimamente) no menu suspenso.
Por fim, acompanhar um blog criará uma inscrição para o blog na sua conta do Google Reader.