30/05/2011

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FOME OCULTA?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fome Oculta é a necessidade de um ou mais nutrientes em que não há sinais de carência, mas alterações silenciosas que deixam sequelas. O corpo sente esta necessidade oculta de certos nutrientes escassos na alimentação e o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares aumentam.

É uma carência não explícita (não aparente) de um ou mais micronutrientes no organismo. Neste estado, os estoques de vitaminas e minerais diminuem silenciosamente, sem apresentar sinais nem sintomas, os quais, só ficam evidentes, quando o estágio mais grave da deficiência está instalado.

CAUSA
O perfil de quem sofre de fome oculta é bem variado, pois pode afetar pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. "Os mais pobres, por alimentação insuficiente. Já os que dispõem de mesa farta, graças aos hábitos alimentares inadequados”. Nos dois casos, não foram consumidas as quantidades suficientes de nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo como vitaminas e minerais.

O CORPO FALA!
Preste atenção aos sinais que seu corpo dá: cansaço, memória fraca, unhas quebradiças, irritabilidade, resfriados frequentes e até depressão podem ser sinais de fome oculta.

COMO EVITAR:
Para prevenir a Fome Oculta, só mesmo uma alimentação que inclua todos os grupos alimentares. Frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos devem ser consumidos todos os dias. Os alimentos devem ser consumidos de forma balanceada, sem exageros ou escassez. Uma boa dica é fazer sempre pratos bem coloridos.

Ter uma alimentação equilibrada ainda é o segredo da boa saúde, e se você tem uma vida agitada, sem tempo de cuidar de sua alimentação, saiba que há profissionais e serviços que podem dar uma mãozinha!

Abaixo segue link com as funções e principais alimentos onde encontramos as vitaminas e minerais.

23/05/2011

Nutri Keila Macieira: 27ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Pr...

Nutri Keila Macieira: 27ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Pr...: "27ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar De 06 a 09 de junho de 2011 , pro..."

Alimentação de Inverno

Os dias frios já chega­ram e a tendência é que logo, logo eles venham para ficar. São nessas horas que temos aquela vontade de comer comi­dinhas bem gostosas (em maior quantidade), por que será que isso acontece?
Durante os dias frios de outono e inverno é nor­mal as pessoas sentirem mais fome, tendo em vista que o metabolismo ener­gético fica mais exigente, porque precisamos man­ter a temperatura corporal necessária para a saúde e manutenção dos órgãos. Ai entra a alimentação! Ela funciona como o combustível do nosso corpo, auxiliando nesse processo. Por isso a fome costuma aumentar.
Além de que nessa época ocorre uma diminuição da serotonina, substância que promove uma sensação de bem estar, quando acontece podemos apresentar alguns sintomas como falta de ânimo, que podem levar ou impulsionam as pessoas a consumir alimentos mais calóricos como doces, choco­lates, massas e bebidas quentes que se tornam são mais tentado­res, pois oferecem energia de rápida absorção por serem ricos em carboi­dratos simples e sacarose.
Porém deve-se tomar cuidado porque o consumo exagerado desses alimentos associado à diminuição de atividade física podem ser um conjunto perigoso podendo proporcionar alguns quilinhos a mais e prejuízos à saúde. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas.




Veja algumas dicas para não brigar com a balança:
 Há sim como se esquentar no frio, mas claro, sem ganhar os indesejáveis quilos a mais.
Uma boa pedida nesse caso é comer alimentos quentes, saborosos e o mais importante, com poucas calorias. Por exemplo, inclua em seu cardápio diário chás, sopas e frutas assadas, tudo bem quentinho, para deixar a fome mais calma. A qualquer hora do dia, eles vão muito bem.
E já que a salada costuma ficar de lado quando a temperatura cai, por ser considerada “a cara” do verão, faça assim: substitua as folhas pelos legumes assados, grelhados ou preparados no vapor, por exemplo. Uma boa pedida também.

Veja como combinar tudo isso em um cardápio diário:

• Legumes assados, grelhados ou a vapor: abobrinha, mandioquinha, cenoura e berinjela, bem temperadas com molhos à sua escolha e servidas morninhas substituem muito bem as saladas.
• Sopas variadas e muito fáceis de preparar: elas aquecem o estômago e ainda oferecem muitos nutrientes. Preparadas com carnes magras, grãos, macarrão, cereais, legumes, temperos e, depois, levadas à mesa quentinhas, são sucesso garantido.
• Asse as frutas: pêra, maçã e banana assadas no micro-ondas ou no forno, polvilhadas com canela e servidas até com um iogurte valem por uma sobremesa de inverno.
• Aposte em bebidas quentes: no café-da-manhã ou no intervalo das refeições, beba chá de ervas como camomila, cidreira, erva-doce ou mesmo o chá verde à vontade. E para deixá-los energeticamente mais quentes, acrescente gengibre, canela em pau ou aniz-estrelado, que amenizam o frio e a gula.

Lembre-se que se você não fizer um esforço agora terá que fazê-lo redobrado lá na frente e não terá tanto tempo para recuperar o corpo para o verão.

http://www.vidacomqualidade.com.br/

21/05/2011

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?O que devemos fazer para obter os benefícios dos alimentos funcionais? É preciso comê-los como se fossem "remédios"?

HOJE VOU FALAR DE UM OUTRO QUE MUITO CONFUNDE A TODOS!

É Comum as pessoas dizerem "Coma isso que é bom pra..."
Porém existem estudos científicos que comprovam a ação de certos alimentos e esses
alimentos são denominados funcionais.
"Esta bem Karin! Mas o que são esses tais de alimentos funcionais?"

Certo!Alimentos Funcionais são aqueles que, além de produzir as funções básicas,"fornecer micros e macros nutrientes " apresentam um nutriente ou substância que tem papel metabólico ou fisiológico no crescimento, desenvolvimento, manutenção ou outros efeitos benéficos para o organismo.

Os alimentos funcionais não devem ser confundidos com “remédios”. Os funcionais têm como função a prevenção de doença e, por isso, é incorreto a comparação de que eles
atuam como “remédios”. Os medicamentos servem para tratar doenças já estabelecidas e, por outro lado, os alimentos funcionais atuam na prevenção para o desenvolvimento de patologias.

Os alimentos funcionais são os encontrados no dia a dia. Por isso, é importante o estímulo diário para seguir uma alimentação saudável e variada, incluindo frutas, legumes, verduras, peixes, carnes magras, leites e derivados.

20/05/2011

Olá pessoal , meu nome é Karin Elias , nutricionista com especialização em educação para Ensino Superior !!!
Postarei sempre informações relacionadas a educação nutricional.
Pra início, muito me perguntam a respeito de alimentos DIET e LIGHT,um assunto recorrente mas que ainda confunde o que é o que !

O que é um produto diet?

Os produtos diet são aqueles especialmente formulados e que sofreram modificação no conteúdo de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio) e açúcares adequando-os à utilização a que se destina e, ao mesmo tempo, atendendo às
necessidades das pessoas que apresentam alguma necessidade específica. O conteúdo desses nutrientes deve ser de:
- Alimentos para dietas com restrição de carboidratos: no máximo, 0,5 g do carboidrato por 100 g ou 100 mL.
- Alimentos para dietas com restrição de gorduras: no máximo, 0,5 g de gordura total por 100 g ou 100 mL.
- Alimentos para dietas com restrição de proteínas: deve ser isento de proteína relacionada ao distúrbio. Por exemplo, pessoas portadoras de fenilcetonúria devem consumir alimentos isentos de fenilalanina. Pessoas portadoras de doença celíaca devem utilizar alimentos isentos de glúten.
- Alimentos com restrição de açúcar: não devem ser adicionados açúcares no produto, mas pode conter o açúcar naturalmente presente nos ingredientes do produto. Por exemplo, uma geléia de frutas apresentará, naturalmente, a frutose (açúcar da fruta), mas para ser classificada como diet, ela não poderá acrescentar açúcares (por exemplo, sacarose).

Além desses alimentos, os que são formulados para o controle de peso como, por exemplo, shakes, também podem receber a designação de diet se atenderem as recomendações feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O que é um produto light?
Para a classificação do alimento light é necessário um alimento de comparação. O alimento será definido como light quando apresentar uma diferença mínima, para menos, de 25% no valor energético ou de nutrientes em relação ao alimento
comparado. Além do método comparativo, é possível classificar o alimento como light de acordo com os valores absolutos. Por exemplo:

Para a quantidade de calorias:
Alimento sólido: no máximo, 40 calorias por 100 g do alimento.
Alimento líquido: no máximo, 20 calorias por 100 mL do alimento.

Para a quantidade de gorduras totais:
Alimento sólido: máximo de 3 g de gorduras por 100 g do alimento.
Alimento líquido: máximo de 1,5 g de gorduras por 100 mL do alimento.

Para cada nutriente há os valores limites de classificação. Os dois valores acima são exemplos. Não é necessário que todos os nutrientes ou valor calórico sejam atingidos ao mesmo tempo. Se um for atingido, o alimento já pode ser classificado como light.

Somente um breve esclarecimento!!

16/05/2011

Cursos Gratuitos Online do Sebrae


Estão abertas novas inscrições para os cursos online do SEBRAE:

Curso: AE – Aprender a Empreender
Curso: APF – Análise e Planejamento Financeiro
Curso: CVMM – Como Vender Mais e Melhor
Curso: BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança 
Curso: IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio

Curso: GCC - Gestão de Cooperativas de Crédito
Curso: D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
Curso: AC - Atendimento ao Cliente.



http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

Inscrições: De: 13/5/2011 Até: 7/6/2011
A realização dos  cursos: De: 14/6/2011 Até: 13/7/2011

DIA INTERNACIONAL DOS CELÍACOS - 15 de maio

A Doença Celíaca é autoimune, causada pela intolerância permanente ao glúten – principal fração proteica presente no trigo, centeio, cevada (inclusive o malte) e aveia (substâncias presentes na elaboração da maioria dos alimentos industrializados) - e que se expressa por enteropatia mediada por Linfócitos T, em indivíduos geneticamente predispostos, podendo surgir em qualquer idade. O único tratamento existente é uma rigorosa dieta sem glúten, por toda a vida. Se a dieta não for seguida o Celíaco pode desenvolver inúmeros problemas de saúde como: osteoporose, diabetes, epilepsia, infertilidade, câncer, dentre outros.



    Estima-se que hoje, no Brasil, haja pelo menos um Celíaco para cada grupo de 214 pessoas. Na falta de diagnóstico, os sintomas clínicos e doenças associadas à condição celíaca podem provocar internações recorrentes, sequelas e até mesmo o óbito do paciente.

    Desde setembro de 2009, o SUS já conta com um Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca e verba específica para realização de exames que possibilitem o seu diagnóstico. A aprovação do Protocolo foi um dos resultados da participação da FENACELBRA no Conselho Nacional de Saúde (CNS). Introduzido pela Constituição Federal de 1988, o Controle Social compreende a atuação da sociedade civil no processo de acompanhamento da gestão do Estado e da execução das políticas públicas e esse é um dos compromissos assumidos pelas ACELBRAs em 2010: exercer seu papel no Controle Social, aumentando a participação dos celíacos nos diversos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais, onde se faça necessário discutir os direitos de quem tem necessidades alimentares especiais e a criação de políticas públicas específicas para essa parcela da população.

Abaixo link onde se encontram diversos materiais de apoio sobre o assunto e algumas cartilhas direcionadas a esse público:

Guia Orientador para Celiacos 2010.pdf
Download gratuito de materiais de apoio
Lista de alimentos sem gluten

06/05/2011

Mensagem às Equipes Multidisciplinares de Saúde



Diante de repetidas cenas de competitividade, de desunião e de desumanização,
 juntei forças e coragem para criar uma mensagem a todos que assim como
eu enfrentam dificuldades, perdas e lutas diárias pela VIDA. Leiam com atenção
e por favor empreguem essa mensagem no seu dia-a-dia, onde quer que estejam
e com quem quer que estejam. Obrigada!
de:  Simone Ritter

04/05/2011

Teste reprova restaurantes por quilo de shoppings de SP

Pessoal, preciso dividir essa informação com vocês; o jornal da Band públicou nessa quarta-feira uma noticia que para muitos não é surpresa mas para outros assusta e com razão!

Comer fora de casa pode ser um perigo para a saúde. Mesmo se a escolha for por uma refeição saudável. Em análise feita pela associação de consumidores Pro Teste em restaurantes por quilo de shoppings, 93% deles apresentaram problemas de higiene.

                                 Saladas estão entre os alimentos que apresentaram problemas

Foram analisados produtos de 30 restaurantes, localizados em seis grandes shoppings da capital paulista. A salada de folhas verdes, cruas, foi o alimento em piores condições. Os testes mostraram níveis elevados de bolores, leveduras e até mesmo coliformes fecais nos alimentos.

No caso das saladas, dos 30 estabelecimentos, 28 foram reprovados na avaliação. De acordo com a associação, “a contaminação das verduras pode ter ocorrido na própria área de cultivo, e a higienização inadequada dos restaurantes pode ter colaborado”.

Para fazer a análise, a Pro Teste foi a cada um dos restaurantes e comprou os alimentos, reparados em embalagens fornecidas pelos próprios estabelecimentos. Além das folhas verdes, também foram analisadas amostras de arroz e de saladas à base de maionese ou de iogurte.  Entre esses alimentos, o arroz apresentou menos problemas. Apenas três restaurantes foram reprovados.

A Pro Teste diz que isso se deve ao cozimento prévio do alimento, que contribui para reduzir a contaminação bacteriana. Já nas saladas misturadas, 19 amostras estavam inapropriadas.  O consumo de produtos contaminados pode provocar diarreia, vômito, febre, naúseas e dores abdominais.

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=475320&origem=rss&utm_source=rss&utm_medium=jornalismo

03/05/2011

Atenção!


Esse Blog tem o objetivo de levar informações, é importante que você procure seu médico ou nutricionista para uma consulta específica e individual.


                            Cris Botelho
Nosso tema é hipertensão novamente afinal esse problema leva cerca de 400.000 pessoas à óbito segundo o ministério da saúde.

Você já ouviu falar da campanha "SOU 12 POR 8"?




É uma campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia, junto com o Departamento de Hipertensão Arterial, para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão arterial.

Sabe-se hoje e preconiza-se a Pressão Arterial 120X80 mmHg ( 12 por 8, nome dado a campanha) e sabe-se também que uma PA controlada, o paciente estará prevenindo a Demência Vascular.

Espero que leiam a matéria e controlem suas pressões!

 Para reforçar: O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial, a popular pressão alta, é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Representa a principal causa de doenças cardíacas e circulatórias que são as que mais matam no Brasil e no mundo. Ela ocorre devido ao aumento sustentado da contração das paredes do coração, do cérebro, dos rins, dos olhos e das próprias artérias, fazendo com que estes órgãos adoeçam com mais facilidade.

A hipertensão deve ser tratada e acompanhada com muita atenção pelo próprio hipertenso, sob orientação médica durante toda a vida. O hipertenso deve buscar um estilo de vida saudável, principalmente com uma dieta adequada e a realização de exercícios físicos, além de tomar os medicamentos corretamente e sem interrupções.

Quais os sintomas da hipertensão?

A maioria das pessoas que tem hipertensão não se queixa de nada, por isso, ela é considerada uma doença silenciosa. Às vezes, dor de cabeça, tontura e mal-estar podem acontecer em quem tem pressão alta, mas não deve esperar o aparecimento de sintomas para iniciar o tratamento, pois é possível que quando a pessoa sinta alguma coisa diferente a hipertensão já tenha danificado o seu organismo de alguma maneira.

Quais as consequências da hipertensão?

A hipertensão torna os vasos endurecidos e estreitados e, com o passar dos anos, eles podem entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de uma artéria leva à angina e pode ocasionar o infarto. O coração pode ainda aumentar de tamanho devido à pressão elevada e desenvolver a insuficiência cardíaca. No cérebro, o rompimento ou entupimento de uma artéria leva a "derrame" e à "trombose" cerebrais, que os médicos chamam de AVC, podendo ainda causar demência. No rim pode ocorrer dificuldade de filtração e sua paralisação. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da hipertensão.

Qual o valor ideal da pressão arterial?

A pressão arterial não tem valores fixos, mas sim limites de variação. Consideram-se hipertensas as pessoas que apresentam a pressão arterial, medida várias vezes no consultório médico, igual ou maior que 140 por 90 mmHg, ou simplesmente 14 por 9. Mas o ideal é que a pressão esteja em torno de 120 por 80 mmHg(12 por 8). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes.

O que o sal faz para quem tem pressão alta?

O sal de cozinha faz o corpo reter mais líquidos, o que faz a pressão subir. Além disso, o sódio, contido no sal provoca aumento da contração das artérias. Por isso, deve-se, sim, evitar o seu excesso, evitando-se o uso do saleiro e alimentos e temperos prontos.

Qual a importância do uso correto dos remédios?

Os remédios para o tratamento da hipertensão agem para diminuir a pressão e mantê-la controlada, sem picos. Por isso, o uso dos medicamentos deve ser contínuo, diário, nas doses e horários recomendados pelo médico. Eles tem papel fundamental no controle da hipertensão, evitando as complicações decorrentes da doença. Por isso não deixe de tomar os remédios, mesmo que sua pressão esteja controlada. Siga a orientação do seu médico.

Dicas para evitar o excesso de sal

-Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, limão, pimenta,orégano, ervas aromáticas, vinagre;
-Evite acrescentar sal aos alimentos já prontos e prefira os alimentos em seu estado natural;
-Evite temperos industrializados, como ketchup, mostarda, molho shoyu e principalmente concentrados;
-Evite embutidos, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto e salame; conservas, como picles, azeitona e alcaparras; patês e enlatados;
-Evite carnes salgadas, como bacalhau, charque, carne-seca e defumados;
-Evite o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos, nas sopas que vem em pacotes e em refrigerantes, dietéticos ou não;
-Evite queijos salgados, dando preferência ao queijo branco ou à ricota sem sal;
-Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas. No entanto, quem faz uso de determinados remédios ou tem problemas nos rins não pode usar substitutos do sal. Consulte o seu médico antes de usá-lo.

Orientações sobre o tratamento da Hipoertensão

_Associe os horários de tomar os medicamentos com atividades, como comer (café da manhã, almoço e jantar), ir dormir ou acordar;
_Mantenha os remédios em locais visíveis, próximos da geladeira ou da televisão, porém longe do alcance das crianças;
-Não corra o risco de ficar sem os remédios, providenciando uma nova caixa antes que as atuais acabem;
-Se possível, mantenha uma caixa de remédios em casa e outra no trabalho. Assim, se esquecer de tomar em casa, poderá fazê-lo no trabalho;
-Quando viajar, leve quantidade suficiente  de remédios para o período que estiver fora;
--Se forem vários medicamentos a tomar, faça uma lista com nome, dose e horários de cada um e deixe-a fixada em local visível. Muitas vezes eles podem ser tomados ao mesmo tempo (pergunte ao seu médico);
-Não deixe de tomar os medicamentos para hipertensão, mesmo que seja fim de semana. Não descontinue os medicamentos, mesmo se você for consumir bebidas alcoólicas, mas não exagere;
-Não interrompa o uso de medicamentos para hipertensão de maneira súbita e sem orientação do médico. Pode haver uma crise de elevação rápida da pressão com graves consequências;
-Nunca interrompa o tratamento por conta própria,seja porque o remédio acabou, porque a pressão está controlada, ou porque vai viajar;
-Caso sinta algo diferente com o uso dos remédios, consulte o seu médico.

http://medgeriatria.blogspot.com/2010/12/eu-sou-12-por-8.html

Hipertensão cresce entre a população brasileira

Entre 2006 e 2010, incidência do problema avançou quase 8%


O diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% entre as pessoas com 55 anos ou mais
Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros com hipertensão aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Apesar disso, 2010 registrou um recuo de 1,1 ponto porcentual em relação a 2009, quando a condição afetava 24,4% dos brasileiros. De acordo com o Ministério, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças hipertensivas, que matam 400.000 pessoas todos os anos, e para males cardiovasculares, responsáveis por 300.000 óbitos.
Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 54.339 adultos das 26 capitais brasileiras. De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Mas, nos dois sexos, a condição afeta 8% das pessoas entre 18 e 24 anos e mais de 50% dos indivíduos com 55 anos ou mais.
Entre as capitais, Palmas tem o menor percentual de adultos com diagnóstico, com 13,8%. O Rio de Janeiro tem o maior, com 29,2%. As maiores incidências da hipertensão em homens foram registradas no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%) e Recife (23,6%) - as menores, em Palmas (14,3%), Boa Vista (14,6%) e Manaus (15,3%). Entre mulheres, o problema é mais comum no Rio (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%), e menos frequente em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%).
Segundo o Ministério e a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo, o que acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, pode provocar complicações como entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.