16/05/2011

DIA INTERNACIONAL DOS CELÍACOS - 15 de maio

A Doença Celíaca é autoimune, causada pela intolerância permanente ao glúten – principal fração proteica presente no trigo, centeio, cevada (inclusive o malte) e aveia (substâncias presentes na elaboração da maioria dos alimentos industrializados) - e que se expressa por enteropatia mediada por Linfócitos T, em indivíduos geneticamente predispostos, podendo surgir em qualquer idade. O único tratamento existente é uma rigorosa dieta sem glúten, por toda a vida. Se a dieta não for seguida o Celíaco pode desenvolver inúmeros problemas de saúde como: osteoporose, diabetes, epilepsia, infertilidade, câncer, dentre outros.



    Estima-se que hoje, no Brasil, haja pelo menos um Celíaco para cada grupo de 214 pessoas. Na falta de diagnóstico, os sintomas clínicos e doenças associadas à condição celíaca podem provocar internações recorrentes, sequelas e até mesmo o óbito do paciente.

    Desde setembro de 2009, o SUS já conta com um Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca e verba específica para realização de exames que possibilitem o seu diagnóstico. A aprovação do Protocolo foi um dos resultados da participação da FENACELBRA no Conselho Nacional de Saúde (CNS). Introduzido pela Constituição Federal de 1988, o Controle Social compreende a atuação da sociedade civil no processo de acompanhamento da gestão do Estado e da execução das políticas públicas e esse é um dos compromissos assumidos pelas ACELBRAs em 2010: exercer seu papel no Controle Social, aumentando a participação dos celíacos nos diversos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais, onde se faça necessário discutir os direitos de quem tem necessidades alimentares especiais e a criação de políticas públicas específicas para essa parcela da população.

Abaixo link onde se encontram diversos materiais de apoio sobre o assunto e algumas cartilhas direcionadas a esse público:

Guia Orientador para Celiacos 2010.pdf
Download gratuito de materiais de apoio
Lista de alimentos sem gluten

Nenhum comentário:

Postar um comentário