30/05/2011

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FOME OCULTA?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fome Oculta é a necessidade de um ou mais nutrientes em que não há sinais de carência, mas alterações silenciosas que deixam sequelas. O corpo sente esta necessidade oculta de certos nutrientes escassos na alimentação e o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares aumentam.

É uma carência não explícita (não aparente) de um ou mais micronutrientes no organismo. Neste estado, os estoques de vitaminas e minerais diminuem silenciosamente, sem apresentar sinais nem sintomas, os quais, só ficam evidentes, quando o estágio mais grave da deficiência está instalado.

CAUSA
O perfil de quem sofre de fome oculta é bem variado, pois pode afetar pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. "Os mais pobres, por alimentação insuficiente. Já os que dispõem de mesa farta, graças aos hábitos alimentares inadequados”. Nos dois casos, não foram consumidas as quantidades suficientes de nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo como vitaminas e minerais.

O CORPO FALA!
Preste atenção aos sinais que seu corpo dá: cansaço, memória fraca, unhas quebradiças, irritabilidade, resfriados frequentes e até depressão podem ser sinais de fome oculta.

COMO EVITAR:
Para prevenir a Fome Oculta, só mesmo uma alimentação que inclua todos os grupos alimentares. Frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos devem ser consumidos todos os dias. Os alimentos devem ser consumidos de forma balanceada, sem exageros ou escassez. Uma boa dica é fazer sempre pratos bem coloridos.

Ter uma alimentação equilibrada ainda é o segredo da boa saúde, e se você tem uma vida agitada, sem tempo de cuidar de sua alimentação, saiba que há profissionais e serviços que podem dar uma mãozinha!

Abaixo segue link com as funções e principais alimentos onde encontramos as vitaminas e minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário