Alimentação

Você tem fome de quê?

Fome oculta: A carência de micro nutrientes pode desequilibrar seu organismo. Preste atenção aos sinais, seu corpo fala!
A fome oculta não é tão fácil de ser identificada se levarmos em conta nossos hábitos alimentares do dia a dia.

Ela é consequência da falta da quantidade adequada de alguns micro-nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Mas isso não é tão facilmente percebido, ou seja, os "sensores" de alerta para essas necessidades específicas não são tão evidentes quanto o da sensação de fome quando a hora do almoço já passou!

Essa carência de micro nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais pode ocasionar processos infecciosos (gripes, resfriados) e alterações de comportamento (desânimo, mau-humor, irritabilidade) que só aumentam a necessidade desses elementos ausentes, e que muitas vezes não são repostos pelo fato de não ser tão clara essa relação entre a carência nutricional e distúrbios físico-psíquicos.

É importante que os nutrientes sejam repostos para manter o equilíbrio e a boa saúde e para isso a alimentação deve ser variada.


O CORPO FALA!

Preste atenção aos sinais que seu corpo dá: cansaço, memória fraca, unhas quebradiças, irritabilidade, resfriados freqüentes e até depressão podem ser sinais de fome oculta.

Ter uma alimentação equilibrada ainda é o segredo da boa saúde, e se você tem uma vida agitada, sem tempo de cuidar de sua alimentação, saiba que há profissionais e serviços que podem dar uma mãozinha!

•Fonte:  Espaço Emex – Nutrição Orientada