04/05/2011

Teste reprova restaurantes por quilo de shoppings de SP

Pessoal, preciso dividir essa informação com vocês; o jornal da Band públicou nessa quarta-feira uma noticia que para muitos não é surpresa mas para outros assusta e com razão!

Comer fora de casa pode ser um perigo para a saúde. Mesmo se a escolha for por uma refeição saudável. Em análise feita pela associação de consumidores Pro Teste em restaurantes por quilo de shoppings, 93% deles apresentaram problemas de higiene.

                                 Saladas estão entre os alimentos que apresentaram problemas

Foram analisados produtos de 30 restaurantes, localizados em seis grandes shoppings da capital paulista. A salada de folhas verdes, cruas, foi o alimento em piores condições. Os testes mostraram níveis elevados de bolores, leveduras e até mesmo coliformes fecais nos alimentos.

No caso das saladas, dos 30 estabelecimentos, 28 foram reprovados na avaliação. De acordo com a associação, “a contaminação das verduras pode ter ocorrido na própria área de cultivo, e a higienização inadequada dos restaurantes pode ter colaborado”.

Para fazer a análise, a Pro Teste foi a cada um dos restaurantes e comprou os alimentos, reparados em embalagens fornecidas pelos próprios estabelecimentos. Além das folhas verdes, também foram analisadas amostras de arroz e de saladas à base de maionese ou de iogurte.  Entre esses alimentos, o arroz apresentou menos problemas. Apenas três restaurantes foram reprovados.

A Pro Teste diz que isso se deve ao cozimento prévio do alimento, que contribui para reduzir a contaminação bacteriana. Já nas saladas misturadas, 19 amostras estavam inapropriadas.  O consumo de produtos contaminados pode provocar diarreia, vômito, febre, naúseas e dores abdominais.

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=475320&origem=rss&utm_source=rss&utm_medium=jornalismo

Um comentário:

  1. adorei a mensagem, realmente devemos nos policiar e divulgar essas notícias

    ResponderExcluir