21/04/2011

Filme Ilha das Flores.

Hoje estou postando um comentário sobre o documentário Ilha das Flores, assisti pela terceira vez essa semana e posso dizer: a cada vez que se assiste esse filme se tira uma nova lição.

Espero que assistam, reflitam e comentem...
A principio o título “Ilha das Flores” nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo, a fome o descaso entre outros problemas reais.

O referido documentário me causou vários tipos de reações. A primeira vista achei engraçado pois o curta usa uma linguagem enciclopédica e retoma várias vezes à enunciados já expostos. Este efeito fez com que ele tivesse um ar de descontração, já que ainda não tínha conhecimento do verdadeiro foco que seria retratado.

A intensa dualidade entre temas tão importantes, tratados de uma maneira tão impessoal, dá ao documentário características singulares. Características essas, que impressionam a qualquer um que o assistir. Nuances de humor, porém, com um enfoque tão dramático, tudo isso tratado com o mais puro cientificismo enciclopédico. O documentário “Ilha das Flores” com certeza marcou-me profundamente, tais como suas questões filosóficas e sociais, que nos remetem ao pensamento de mudança, de atitude e ao mesmo tempo, de impotência.



Vamos não apenas assistir esse filme, vamos refletir sobre as questões envolvidas e utilizar nosso telencéfalo altamente desenvolvido para pensar na participação que cada um de nós pode ter ou tem nesse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário