24/04/2011

Glossário Temático: Alimentação e Nutrição - 1.ª ed.

Glossário com definições e termos técnico-científicos e especializados, elaboradas pelo Projeto de Terminologia da Saúde em parceria com as áreas técnicas do Ministério da Saúde.



Explicações prévias:
Elaborado conjuntamente pelas equipes da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) e do Projeto de Terminologia da Saúde, este Glossário Temático: Alimentação e Nutrição reúne os principais vocábulos utilizados na linguagem do campo de atuação dessa área técnica. Nesse conjunto, dado o enfoque, poderão não ser citados aqueles vocábulos com signifi cados facilmente encontrados nos dicionários de língua
portuguesa haja vista que já são consenso e independem do Ministério da Saúde (MS).
Estão entre os objetivos deste Glossário: identifi car os termos próprios da área técnica; fornecer referências para a compreensão de termos e conceitos; proporcionar a exatidão conceitual, e definir a atuação de cada termo em seus diferentes contextos institucionais; eliminar ambigüidades para facilitar a comunicação interna; contribuir para a tradução especializada; permitir a elaboração da linguagem documentária do Tesauro do Ministério
da Saúde; organizar e divulgar informações técnicas, científicas e profi ssionais; e se constituir em um instrumento para representação e transmissão do conhecimento especializado.
   
Os termos, as definições e as siglas relacionados aqui foram extraídos, a priori, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, e, em seguida, de livros, periódicos, legislações e de outros documentos produzidos pelo MS. Apenas nos casos em que não existiam ocorrências nessa literatura, foram utilizadas publicações externas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário