15/03/2011

Jogos Educativos para Educação Nutricional

Atividades relacionadas a Educação Nutricional sempre me chamaram muito à atenção, e nesses últimos tempos tenho me enteressado ainda mais sobre o assunto, ao longo do tempo tenho percebido que não basta falar sobre Alimentação Saudável, é importante apróximar o público, conhecê-los, falar sua linguagem e o mais importante "ilustrar"! Isso mesmo, quando utilizamos algum recurso para ilustrar ao público (videos, músicas, figuras, jogos entre outros )o aprendizado é mais agradável.

Neste módulo no Cólegio Técnico em que lecionando estou trabalhando esse tema com as alunas; um dos trabalhos que foi desenvolvido pela turma foi sobre Jogos com Informações Nutricionais, Foi muito legal cada grupo desenvolveu um tipo de jogo que levasse as pessoas conhecimentos sobre alimentação saudável de forma gostosa de aprender, divertida e lúdica (jogos de cartas, cruzadinhas, jogos de montar, tabuleiros...) Foi uma experiência muito bacana!

O que diz  a  literatura...

A educação nutricional é um processo essencial para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e para a prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis, devendo ser motivador e realizada em ambiente favorável e agradável. Esta deve basear-se em um processo ativo, lúdico e interativo, onde educar consiste em ensinar e treinar, motivando as trocas entre o aluno e o educador por meio de palavras de fácil compreensão, aliada a um ambiente favorável ao aprendizado (JORGE; PERES, 2004).

A aprendizagem se dá pelas modificações e pelo método de procura do conhecimento. Outra ferramenta para proporcionar aprendizado de alimentação e nutrição de uma forma agradável é a utilização de atividades ludo-pedagógicas como os jogos educativos, que são instrumentos de comunicação e expressão, pelos quais se manifesta uma maior participação e interesse ao assunto abordado, promovendo a construção das relações das crianças entre si, com o ambiente e com o mundo (COSTA et al., 2004; ALBIEIRO; 2007).


Reservei um  espaço aqui no Blog para postar jogos com informações nutricionais, não deixem de  conferir!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário