13/03/2011

Pirâmide Alimentar - Um guia p/ Alimentação Correta!

A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas. Por causa disso, estudos, principalmente norte-americanos, foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação.

A distribuição dos alimentos na pirâmide alimentar foi adotada pelo Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) em 1992, depois de se verificar que esse tipo de apresentação é a de mais fácil compreensão e aceitação.

As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.

 A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível. Com objetivo de atender as necessidades da população braisleira se fez uma adaptação da pirâmide já existente de acordo com habitos e recursos Brasileiros.
Entendendo a pirâmide alimentar: Como se vê na figura abaixo os alimentos são distribuídos em 8 níveis e cada nível mostra as porções a serem ingeridas.


Conhecendo cada nível da base para o topo da pirâmide:
O 1º nível é a base da pirâmide, classificada como energéticos (carboidratos) reparem como ela é maior, sendo assim, o número de porções também (5 a 9 porções) - cereais, pães, tubérculos e raízes - dê preferência aos integrais que são mais saudáveis!

O 2º e o 3º nível  são classificados como reguladores (vitaminas e minerais) - verduras e legumes (4 a 5 porções) e as frutas (3 a 5 porções).

O 4º, 5º e 6º nível são classificados como construtores (proteínas) - leite e derivados (3 porções), carnes e ovos (1 a 2 porções) e as leguminosas (1 porção).

O 7º e 8º nível está no topo da pirâmide, classificados como energético extras, reparem como é menor, devem ser moderados, pois em excesso é prejudical à saúde - óleos e gorduras (1 a 2 porções) e açúcares e doces (1 a 2 porções).

É importante também a prática de exercício físico e manter o peso adequado.

Pessoas com o peso inadequado e com doenças originadas pela má alimentação devem procurar o médico e o nutricionista!

Abaixo segue um video explicativo sobre as pirâmides alimentares:


Referência:
PHILIPPI, Sonia Tucunduva et al . Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 12,  n. 1, abr.  1999 .   Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100006&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário