31/03/2011

31 DE MARÇO: DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

No dia 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição. É um momento oportuno para pensarmos na nossa própria saúde e hábitos alimentares. Afinal, é preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-se é consumir nutrientes e prover energia ao corpo, além de ser uma atividade social que reúne família e amigos, proporcionando momentos agradáveis.
 Alimentar-se de forma saudável é, no entanto, mais do que uma questão de saúde, é a busca de um melhor desempenho em todas as nossas atividades. Adotando uma alimentação saudável, melhoramos o nosso dia-a-dia
Especialistas comprovam que os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Nesta quinta-feira (31), é comemorado o Dia da Nutrição, a data faz parte do calendário do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Com o objetivo de contribuir para a saúde da população brasileira, o Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar (estarei postando esse guia), propõe as diretrizes para uma alimentação saudável. As diretrizes buscam resgatar hábitos e práticas alimentares regionais, incentivar a adoção de um padrão alimentar mais variado, com base em alimentos naturais ou menos processado e de elevado valor nutritivo, como frutas, legumes e verduras, grão integrais, leguminosas e sementes.
Lembrete:  refeições são saudáveis quando preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal.
“A alimentação saudável tem início com a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até pelo menos os dois anos e se prolonga pela vida com a adoção de bons hábitos alimentares”,
Dica:
Procure um nutricionista, este profissional que está nos bastidores da alimentação, contribue não só para o preparo de uma comida gostosa, mas, sobretudo, para uma alimentação saudável e conseqüente melhoria na qualidade de vida. Tudo isso faz dele um profissional de importância cada vez maior em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação seja fundamental para promover, manter e recuperar a saúde, sem que se perca o prazer que uma refeição deve proporcionar.

O nutricionista lida, também, com questões sociais, econômicas e culturais. Há no mundo, atualmente, distúrbios alimentares que vão da desnutrição à obesidade. Esse profissional deve estar preparado, portanto, para criar situações favoráveis à prevenção e ao tratamento dessas patologias, visando sempre à saúde de todos.

Profissionais e pacientes devem se alinhar ainda mais para que a saúde fique em primeiro lugar e para que as “dietas malucas”, bem como outros modismos, façam menos vítimas. Nunca duvide da importância do nutricionista, invista em uma consulta e mude a sua vida!

Confira campanha do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas):
http://cfn.org.br/novosite/arquivos/flyer_10x15_FOD.pdf

Aproveite, então, para fazer um balanço do que você anda comendo e considere metas e cuidados a serem seguidos.


http://www.crn9.org.br/noticia.php?id=129

Nenhum comentário:

Postar um comentário